quinta-feira, 18 de julho de 2013

Escala Pentatônica ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ curso de canto, de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Escala Pentatônica


A escala pentatônica é predominante no folclore europeu e principalmente na música oriental, é uma escala de apenas cinco notas, podendo ser maior ou menor, e de aplicação consideravelmente fácil. A cultura oriental é apresentada ao mundo sob trilhas sonoras de característica pentatônica, em documentários, reportagens, filmes típicos, propagandas de produtos japoneses, etc., portanto, a escala pentatônica, embora seja tipicamente oriental, é familiar aos ouvintes ocidentais. Ela é trivial entre músicos improvisadores na músicas contemporâneas ocidentais, e nisso não há paradoxo, o que ocorre é que a escala pentatônica oferece algumas facilidades tanto para o canto, quanto para execução em instrumentos artificiais, principalmente os de cordas. Sua aplicação na música ocidental ocorre com maior frequência  nos solos de guitarra, pois, desta escala de cinco notas, formulam-se cinco desenhos fáceis de decorar e com diversas possibilidades de combinações e efeitos agradáveis.

Os intervalos da escala pentatônica maior

segunda maior (1 tom); terça maior (2 tons); quinta justa (3 tons e 1/2); sexta maior (4 tons e meio); oitava maior (6 tons)

Os intervalos da escala pentatônica menor

terça menor (1 tom e 1/2); quarta justa (2 tons e 1/2); quinta justa (3 tons e 1/2); sétima menor (5 tons); oitava maior (6 tons)

Eu Sei Que Vou Te Amar Estudo nº 1 ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, curso de canto, cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, escola de canto, cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Eu Sei Que Vou Te Amar Estudo nº 1


Estudo para iniciação ao violão - 01 
Este estudo é para aqueles que querem tocar por partitura. O resultado prático desse estudo obtive aplicando em aulas em grupo e individuais. Quando o aluno conhece a canção trabalhada, que neste estudo é “Eu Sei Que Vou Te Amar”, o resultado é mais rápido e proveitoso, mas ainda que ele não a conheça, deverá fazer o exercício para se familiarizar com as notas em algumas cordas e casas do violão. Este estudo tem duração de quatro semanas, em média, divididas em quatro ou duas aulas, devendo ser sucedido pela melodia completa da canção “Eu Sei Que Vou Te Amar”, ou de outra que tenha as mesmas características, e no mesmo tom – dó maior. Uma boa alternativa, é a canção “Ode To Joy”, ou “Hino à Alegria”, de L. V. Beethoven.
Para facilitar a distinção entre o nível do conteúdo estudado e o nível do potencial prático, criei um sistema simples de classificação de alunos dividido em quatro níveis: Discípulo: o aluno iniciante; Popular: o aluno que lê cifras; Erudito: o aluno que lê cifras e partituras; e Mestre:  o aluno que domina a leitura, a harmonia e a técnica. Explore o menu acima.


Dominantes primário e secundários em dó maior ( Escola de Música em Curicica, curso de canto, Música em Curicica, aula de canto e Música em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Dominantes primário e secundários em dó maior


As tríades (acordes de 3 notas) dos tons dó e lá menor são C, Dm, Em, F, G e Am; cada um desses acordes é antecedido por um dominante (acorde de preparação), que pode ser primário ou secundário; o acorde dominante é formado a partir da quinta nota de qualquer acorde do tom (acorde alvo ou resolução). Dominante Primário é o V7 (5º grau) do tom, acorde que prepara a tônica I ou Im e Dominante Secundário é V7 que prepara os demais acordes. Veja os dominantes para os tons Dó maior e Lá menor:       
||:  C    A7   |   Dm     B7   |    Em    C7   |    F     D7    |   G     E7   |   Am    G7  :|| 

Funções tônica, subdominante e dominante ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul, curso de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria em Gardenia Azul, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Funções tônica, subdominante e dominante


Essas são as três funções de acordes para estudo de harmonia: tônica para acordes I e Im; subdominante para acordes IV e IVm; dominante para acorde V7. Veja os exemplos em dó maior e lá menor.
É importante destacar que o acorde, para exercer com vigor a função dominante, precisa ser maior e com sétima (tétrade). Portanto, o Vm do tom menor passa a ser V7 para exercer a função dominante. Estas informações são suficientes para dar continuidade a este estudo.
T          S          D                                    T          S          D
I          IV         V7     Tom maior          Im      IVm     V7   Tom menor  
C          F          G7                                  Am      Dm      E7
 

Mini dicionário dos acordes mais usados no violão ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria no Anil RJ , curso de cavaquinho, canto, violão, baixo e bateria no Anil RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em no Anil RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Mini dicionário dos acordes mais usados no violão


Acordes maiores e menores em tríades
Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores e menores em tríades (acordes com três notas) iniciados nas notas naturais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), e usados com maior frequência em: Música Folclórica, Sertaneja, Pop e Rock.
ACORDES 01
ACORDES 02
Acordes maiores com sétima menor (7)
Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores em tétrade (acordes com quatro notas) com sétima (menor), usados com maior frequência em: Blues, Bolero, Tango, MPB, Samba, Choro, Pagode, Baião, Xote, e em todas as variações desses ritmos.
ACORDES 05
Acordes maiores com sétima maior (7M)
Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores em tétrade com sétima maior, usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.
ACORDES 07
Acordes menores com sétima menor (m7)
Esses são os desenhos mais usados de acordes menores em tétrade com sétima menor, usados com maior frequência em: Blues, Jazz, Bossa e MPB.
ACORDES 06
Acordes de estrutura híbrida (incompleta) 4 e 9
Esses são os desenhos mais usados de acordes com quarta e acordes com nona, usados com maior frequência em: MPB e Pop-Rock.
ACORDES 12
Acordes maiores e menores invertidos
Esses são os desenhos mais usados de acordes invertidos, maiores e menores em tríades, usados com maior frequência em: MPB e Pop-Rock.
ACORDES 03
ACORDES 04
Acordes menores com sétima maior e com sétima e quinta diminuta
Acordes menores com sétima maior, e acordes menores com sétima e quinta diminuta, usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.
ACORDES 08
Acordes com sétima e nona alterada
Acordes maiores com sétima menor e nona alterada (b9 ou #9), usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.
ACORDES 09
Acordes com sétima e décima terceira e acordes Diminutos  
Desenhos de acordes maiores com sétima menor e décima terceira maior, e acordes diminutos,  usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.
ACORDES 10
Acordes com sétima e décima terceira menor
Desenhos de acordes maiores com sétima menor e décima terceira menor, usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.
ACORDES 11
Acordes Sus com quarta, sétima e nona
Esses são os desenhos mais usados de acordes com quarta e sétima e acordes com quarta, sétima e nona, usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.
ACORDES 13
Acordes com nona adicionada
Desenhos mais usados de acordes maiores com nona adicionada (tríade + extensão), usados com maior frequência em: MPB e Rock-Pop.
ACORDES 14

Tons de Dó Maior e Lá Menor ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria na Taquara, curso ,canto de cavaquinho, violão, baixo e bateria na Taquara, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em na Taquara (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Tons de Dó Maior e Lá Menor


Os acordes CDmEmFG e Am, constituem uma formação elementar, na qual, grande parte dos gêneros musicais limitam suas composições. Vamos analisar esse grupo de acordes como tons, podendo ser do modo maior ou do modo menor relativo. 
  • Modo maior: (dó) é o centro desse grupo; tom Dó maior
  • Modo menor: Am (lá menor) é o centro desse grupo; tom Lá menor.
A maioria das músicas começam e terminam com o acorde que dá nome ao tom em que ela foi composta. As músicas “Lenha”, de Zeca Baleiro e ”Velha Infância”, dos Tribalistas, são exemplos perfeitos, elas começam e terminam com os acordes que nomeiam seus tons. Veja os exemplo nos tons  Dó maior e Lá menor:
Lenha               4/4 |       C           |        G          |       F         |       C          ||
Com palheta ou unhas , toque quatro vezes em cada acorde.
Velha Infância   12/8 |     Am         |       Dm        |       G         |      Am        ||
Dedilhe na ordem p i m a m i, duas vezes em cada acorde. Com palheta, toque quatro vezes em cada acorde, ou doze vezes em cada acorde, alternado palhetadas para baixo e para cima e acentuando as seguintes palhetadas: 1ª, 4ª, 7ª e 10ª.

Acordes no tom Dó maior ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul, curso de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria em Gardenia Azul, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Acordes no tom Dó maior


Os acordes aprendidos nos exercícios nº1 e nº2, para violão popular, formam um grupo de seis acordes que são o limite harmônico de grande parte dos gêneros musicais populares; rock, pop, sertanejo, folclórica, etc.. A música “Palco”, de Gilberto Gil, mostra a aplicação deste seis acordes na ordem original em que eles se apresentam dentro de sua escala de formação, chamada “Escala Diatônica”. 
Toque com unhas, ou palhetas, duas vezes em cada acorde ou dedilhe na ordem p i m a uma vez em cada acorde.
4/4 |    C    Dm   |    Em    F    |    G    Am    |

Acordes Elementares exercício com C Dm Em e F ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ, curso de canto, de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br




Acordes Elementares exercício com C Dm Em e F


Os acordes C, Dm, Em e F (dó, ré menor, mi menor e fá) formam os primeiros quatro compassos da melodia da canção ”Que Maravilha”, de Toquinho e Jorge Benjor. Toque com as unhas, ou com a palheta, duas vezes em cada acorde até conseguir  alcançar facilidade, ou dedilhe na ordem p i m a duas vezes em cada acorde, até trocar de acordes com facilidade.
Dedos da mão esquerda: 1 = indicador / 2 = médio / 3 = anelar / 4 = mínimo.   Dedos da mão direita: p = polegar / i = indicador / m = médio / a = anelar.
2/4 |      C       |     Dm        |      Em         |        F         ||                                               Mantenha o andamento, contando 1 2, na troca de acordes.
Acordes C Dm Em F (3 alternativas)

Acordes Elementares exercício com Am e G ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, curso de canto, cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica Escola de canto, cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Acordes Elementares exercício com Am e G


Os acordes Am e G (lá menor e sol), são suficientes para iniciarmos, ao violão, alunos de todos as preferências musicais, pois eles fazem parte dos mais variados repertórios e gêneros musicais. A canção “Pra não dizer que não falei das flores” (caminhando e cantando), de Geraldo Vandré, pode ser tocada com esses dois acordes.
Deslize as unhas dos dedos anelar, médio e indicador da mão direita, pelas cordas; ou a palheta seis vezes em cada acorde, até conseguir trocar de acordes com facilidade, ou dedilhe na ordem p i m a m i duas vezes em cada acorde, até trocar de acordes com facilidade.
Os dedos: mão esquerda:  1 (indicador), 2 (médio), 3 (anelar), 4 (mínimo); e mão direita: (polegar), i (indicador ), m (médio), a (anelar).
3/4 |     Am      |       %        |         G         |       %         |…
Atenção: Mantenha o andamento ao trocar de acorde.