Aula de Baixo,
Aula Final de Semana,
Aulas avançadas,
Aulas de bateria,
Aulas de Canto,
Aulas de Cavaquinho,
Aulas de Guitarra,
Aulas de violão,
Aulas intermediárias,
Aulas para adultos,
Aulas para iniciantes,
Aulas para jovens,
Aulas particulares,
Coral,
Curso de Produção Musical,
Cursos Intensivos,
DJ,
Flauta,
Piano,
Saxofone,
Violino,
As tríades (acordes de 3 notas) dos tons dó e lá menor são C, Dm, Em, F, G e Am; cada um desses acordes é antecedido por um dominante (acorde de preparação), que pode ser primário ou secundário; o acorde dominante é formado a partir da quinta nota de qualquer acorde do tom (acorde alvo ou resolução). Dominante Primário é o V7 (5º grau) do tom, acorde que prepara a tônica I ou Im e Dominante Secundário é V7 que prepara os demais acordes. Veja os dominantes para os tons Dó maior e Lá menor:
Na teoria musical para guitarra, a formação de acordes exerce uma grande influência sobre o aprendizado de outras matérias. Um guitarrista que domine a formação de acordes terá muito mais liberdade ao compor e interpretar, devido à maior variedade de desenhos de acordes disponíveis para uso.
Você sabe que cada casa pressionada no braço da guitarra emite uma determinada nota. A primeira corda solta é um E, pressionada na casa 1 é um F, pressionada na casa 2 é um F#, etc...
Logo, para fazer um acorde, devemos pressionar as casas correspondentes às notas que aquele acorde utiliza, certo?
Todo acorde (Cm, F#, D7, etc...) é formado por uma tríade (ou tétrade) de notas, sendo a principal delas (a tríade) formada por uma tônica (T), responsável por dar o nome ao acorde (a tônica é necessariamente a nota mais grave do acorde), uma terça (III), que indica se o acorde é maior ou menor e uma quinta (V), que indica se o acorde é dissonante ou consonante.