quarta-feira, 17 de julho de 2013

Características Sonoras, Aula de Música em sua casa Zona Sul, Jacarepagua, curso de Música em sua casa Zona Sul, Jacarepagua, prof de Música em sua casa Zona Sul, Jacarepagua, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Características Sonoras


Uma fonte sonora produz o som que é resultado de uma série de vibrações, que chega aos nossos ouvidos através do ar na forma de ondas sonoras. A medida usada para calcular a intensidade (volume) do som é o decibel (dB). Os termos: forte e fraco, e suas variações, se referem à intensidade sonora (volume). Uma conversação normal tem medida, entre 60 e 70 dB, e a intensidade no rock pauleira mede 110 dB aproximadamente. Intensidade acima de 120 dB pode causar danos aos tímpanos, inclusive a surdez.
Dinâmica é o nome dado às variações de intensidade na composição musical.  Algumas músicas apresentam variação ou variações de dinâmica, outras mantêm a mesma intensidade do início ao fim. A velocidade das vibrações, geradas pelas fontes, determina a freqüência do som (a altura) que possui uma unidade de medida chamada hertz (Hz).  É usando essa unidade (Hz) que afinamos os instrumentos. Os termos alto e baixo podem se referir a som agudo e grave (altura medida em Hz). Alto ou baixo (volume) se referem à alta ou baixa intensidade do som (dB). Sons com freqüências acima de 20 000 Hz são tão agudos que não podemos ouvi-los e são chamados   sons ultra-sônicos
Cada nota musical possui uma frequência específica. O afinadores eletrônicos demonstram isso com clareza. Timbre é a característica sonora, que nos permite identificar e diferenciar os sons. O timbre torna o som individualmente caracterizado. Densidade sonora é a quantidade de sons simultâneos que ocorrem num ambiente.

Nomenclatura dos Dedos (escola de Música em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Tanque, Curupaiti, Caicó aula de Música em sua casa ou em nossa escola (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br




Nomenclatura dos Dedos


Nomenclatura dos dedos
Dedos da mão esquerda:  p  i  m  a            Respectivamente: Polegar, indicador, médio e anelar. 
Dedos da mão esquerda: 1  2  3  4            Respectivamente: Indicador, médio, anelar e mínimo. 
O dedo mínimo destro não é usado em técnicas convencionais. O dedo polegar canhoto se apóia na parte oposta àquela em que estão as cordas dando força na digitação dos dedos 1, 2, 3 e 4 dessa mesma mão.

Violonista Popular e Erudito (professor de Cavaquinho aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (aula de Cavaquinho aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (curso de Cavaquinho aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Violonista Popular e Erudito

violonista popular toca suas músicas guiado por acordes cifrados, mesmo que ele saiba ler partitura, não estará nela o foco de seus arranjos e composições. Violonistas populares podem adquirir muita técnica, tanto para execução, quanto para composição de peças e arranjos, porém, seus sentidos estão sempre voltados para o bom uso da harmonia cifrada e das técnicas improvisação. Compositores de canções populares têm suas obras analisadas e executadas por cifras; algumas análises mais precisas apresentam a melodia em partitura e a harmonia cifrada.
violonista erudito (clássico), foca todo o seu trabalho na partitura, estudos, composições, arranjos, interpretações, etc., mesmo conhecendo as cifras. Os arranjos para violão clássico apresentam na partitura, além da melodia, a harmonia (acordes) com suas vozes, muitas vezes adaptadas por serem composições originais para piano ou orquestra. 
O Prelúdio nº3, de Heitor Villa-Lobos, é uma peça típica para violonistas erudito, porém ao analisá-la, encontramos em seus primeiros compassos, uma série de movimentos com acordes m7(b5) utilizando toda a extensão do braço do instrumento com as cordas mi, si, sol e ré (1ª, 2ª, 3ª e 4ª); utiliza também, o desenho do acorde B7, sem pestana, formado a partir da primeira casa, se movimentando para a sétima e sexta casa; além de fazer arpejo do acorde F#7 começando na sexta corda, segunda casa (nota fá sustenido), encerrando na primeira corda, décima primeira casa (nota mi), movimento empregado em técnica de improvisação para violão e guitarra.

Postura das Mãos (professor de violão aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (aula de violão aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (curso de violão aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Posicionamento das Mãos
Mão direita:
Os três primeiros desenhos mostram o indicador ferindo a primeira corda, apoiando na segunda, e o polegar ferindo a sexta corda, apoiando na quinta.
Mão esquerda:
Os três últimos desenhos mostram a digitação com extremidade (ponta dos dedos), curvatura da mão e posicionamento do polegar.