Ads 468x60px

Fale Conosco Via Skype. Audio e vídeo

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Violonista Popular e Erudito (professor de Cavaquinho aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (aula de Cavaquinho aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (curso de Cavaquinho aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Violonista Popular e Erudito

violonista popular toca suas músicas guiado por acordes cifrados, mesmo que ele saiba ler partitura, não estará nela o foco de seus arranjos e composições. Violonistas populares podem adquirir muita técnica, tanto para execução, quanto para composição de peças e arranjos, porém, seus sentidos estão sempre voltados para o bom uso da harmonia cifrada e das técnicas improvisação. Compositores de canções populares têm suas obras analisadas e executadas por cifras; algumas análises mais precisas apresentam a melodia em partitura e a harmonia cifrada.
violonista erudito (clássico), foca todo o seu trabalho na partitura, estudos, composições, arranjos, interpretações, etc., mesmo conhecendo as cifras. Os arranjos para violão clássico apresentam na partitura, além da melodia, a harmonia (acordes) com suas vozes, muitas vezes adaptadas por serem composições originais para piano ou orquestra. 
O Prelúdio nº3, de Heitor Villa-Lobos, é uma peça típica para violonistas erudito, porém ao analisá-la, encontramos em seus primeiros compassos, uma série de movimentos com acordes m7(b5) utilizando toda a extensão do braço do instrumento com as cordas mi, si, sol e ré (1ª, 2ª, 3ª e 4ª); utiliza também, o desenho do acorde B7, sem pestana, formado a partir da primeira casa, se movimentando para a sétima e sexta casa; além de fazer arpejo do acorde F#7 começando na sexta corda, segunda casa (nota fá sustenido), encerrando na primeira corda, décima primeira casa (nota mi), movimento empregado em técnica de improvisação para violão e guitarra.

0 comentários:

Postar um comentário