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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tríades, Análise e Estrutura ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio dos Bandeirantes RJ, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio dos Bandeirantes RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio dos Bandeirantes RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Tríades, Análise e Estrutura


Primeira tríade em dó maior e seus intervalos (Dó / Mi  e  Dó / sol) 
Dó / mi = terça (três notas: dó, ré, mi) /  t + t = 2 tons / terça maior (não leva cifra) || Dó / sol = quinta (cinco notas: dó, ré, mi, fá, sol) / t + t + st + t = 3 tons e ½ / quinta justa (não leva cifra) || Então temos: Fundamental Dó / Terça com dois tons / Quinta com três tons e meio / Conclusão: C. As estruturas da 1ª, 4ª e 5ª tríades das escalas maiores são sempre de 3ª maiores e quintas justas (1ª = C / 4ª = F / 5ª = G)
Segunda tríade em dó maior e seus intervalos (Ré / Fá e Ré / Lá)
Ré / Fá = terça (três notas: Ré, Mi, Fá) / t + st = 1 tom e ½ / terça menor (cifra m) || Ré / Lá = quinta (cinco notas: Ré, Mi, Fá, Sol, Lá) / t + st + t + t = 3 tons e ½ / quinta justa (não leva cifra) || Fundamental Ré / Terça com 1 tom e ½ / Quinta com três tons e meio / Conclusão: DmAs estruturas da 2ª, 3ª e 6ª tríade são de 3ª menores e quintas justas (2ª = Dm / 3ª = Em / 6ª = Am)
Sétima tríade em dó maior e seus intervalos (Si / Ré  e  Si / Fá)
Si / Ré = terça (três notas: Si, Dó, Ré) / st + t = 1 tom e ½ || Si / Fá = quinta(cinco notas: Si, Dó, Ré, Mi, Fá) / st + t + t + st = 3 tons || Fundamental Si / Terça com 1 tom e ½ / Quinta com 3 tom e ½ / Conclusão: Bm(b5). A tríade diminuta raramente é usada, o mais comum é o uso da tétrade com quinta diminuta Bm7(b5).

Estrutura dos acordes Aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria para escolas em Jacarepagua, Freguesia, Taquara, Anil, Curicica e Zona sul, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria para escolas em Jacarepagua, Freguesia, Taquara, Anil, Curicica e Zona sul, professor de cavaquinho, violão, baixo e bateria para escolas em Jacarepagua, Freguesia, Taquara, Anil, Curicica e Zona sul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Estrutura dos acordes


Os acordes são formados por intervalos de terças superpostas, usando notas de uma escala. Cada nota da escala inicia um acorde e é chamada de Fundamental (que dá nome ao acorde). A estrutura dos acordes está nas tríades ou nas tétrades, são os intervalos de terça,quinta e sétima.
Tríade: acorde com fundamental, terça e quinta. Ex.: C (dó, mi e sol)
Tétrade: acorde com fundamental, terça, quinta e sétima. Ex.: C7 (dó, mi, sol e si) 
Terça: nota que diz se o acorde é maior ou menor. Ex.: C (dó maior) e Cm (dó menor). Terça maior: não é cifrada, (subentende-se acorde é maior). Ex.: C (dó maior)Terça menor: m ou – anotado após a fundamental (acorde é menor). Ex.: Cm (dó menor). 
Quinta justa: não é cifrada. Ex.: C (dó maior) e Cm (dó menor) Quinta diminuta: (b5) ou -5 (usada em acordes menores com sétima). Ex.: Cm7(b5) Quintaaumentada: (#5), +5 ou apenas  +. Ex.: C5 (dó com quinta aumentada) e C7(#5) dó com sétima e quinta aumentada. 
Sétima maior: 7M ,  maj7 ou  7+. Ex.: C7M (dó com sétima maior) Sétima menor: apenas o 7 após a fundamental e a terça. Ex.: C7 (dó com sétima) Sétima diminuta: dim, 7dim ou º. Sua cifra subentende terça menor e quinta diminuta. Ex.: Cº (dó diminuto). 

Intervalos dos Acordes ( curso de homestudio, home studio RJ para iniciantes Em Jacarepagua na Freguesia) (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br




Intervalos dos Acordes


Intervalo é a distância existente entre duas notas, podendo ser harmônico ou melódico, dentre outras características. Acorde é um grupo de notas que soam simultaneamente formando a base harmônica da música, o acompanhamento da melodia, é formado por intervalos harmônicos. Um intervalo pode ser de 2.ª, de 3.ª,etc.; depende de quantas notas ele envolva. Entre as notas dó e fá existem 4 notas (dó-ré-mi-fá) formando um intervalo de 4.ª.
Intervalos

Exercicio Teoria musical ( Banda para academia de dança em Jacarepagua na Freguesia shows , eventos e Aniversários Zona sul, Taquara, Gardenia, Taquara (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Escreva os nomes das notas musicais
Exercício com notas naturais

Fórmulas de Compassos Banda ou Grupo de Rock em Jacarepagua na Freguesia shows , eventos e Aniversários Zona Sul, Taquara, Gardenia (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Fórmulas de Compassos


Os compassos podem ser binários, ternários ou quaternários, simples ou compostos, eles determinam regras para a organização da partitura e caracterizam o ritmo, porém, a definição do ritmo se dá na exposição das figuras de valores utilizadas na melodia e na harmonia,  dentro dos compassos, formando as características que definem o ritmo.
Fórmulas ou Signos de Compassos

Figuras de Valores ( Grupo de pagode em Jacarepagua na Freguesia shows , eventos e Aniversários Zona Sul, Taquara, Gardenia, Taquara (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Figuras de Valores


Figuras de Valores

Como identificar o tom pela armadura de clave ( Banda de Música para casamentos e eventos em Jacarepagua na Freguesia e Zona Sul RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Como identificar o tom pela armadura de clave


Identificar o tomNas armaduras com sustenido: a nota tônica (para tom maior) está meio tom acima do último sustenido, à direita da armadura. 
Nas armaduras com bemol, a nota tônica (para tom maior) está no penúltimo bemol à direita da armadura.
Duas exceções: A armadura de Dó não tem sustenido e nem bemol. A armadura de Fá tem apenas um bemol, portanto não tem o penúltimo.

Armadura de clave ( Aula, curso e prof de Música para cursos de inglês) ( Aula, curso e prof de Música para escolas de inglês) (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Armadura de clave


A armadura de clave nos possibilita formarmos escalas diatônicas maiores ou menores a partir de qualquer nota, porque ela altera as notas naturais e seus intervalos, subordinando-os aos padrões convencionados dos modos maior e menor da escala diatônica. Uma armadura de clave corresponde a uma escala maior e à sua escala menor relativa.
Armaduras de claves

As Claves de Sol, Fá e Dó ( Estúdio de gravação musical em Jacarepagua na Freguesia RJ ) ( Estúdio de ensaio musical em Jacarepagua na Freguesia RJ ) ( curso de gravação musical em Jacarepagua na Freguesia RJ ) (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

As Claves de Sol, Fá e Dó


As três claves com as notas naturais na pauta:
Claves de Sol, Fá e dó

Sustenido e bemol – # b Aula de Música para escolas em Jacarepagua e Zona Sul, curso de Música para escolas em Jacarepagua e Zona Sul, escola de Música para escolas em Jacarepagua e Zona Sul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Sustenido e bemol – # b


O sustenido e o bemol servem para representar as cinco notas chamadas enarmônicas existentes entre as sete notas denominadas naturais. Portanto, para entender as funções do sustenido e do bemol, basta saber entre quais notas naturais estão as notas enarmônicas. As notas naturais são: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si; as notas enarmônicas são: dó#, ré#, fá#, sol# e lá#, que também podem se chamar: réb, mib, solb, láb e sib, respectivamente. Então, conclui-se que existem doze notas denominadas, sete naturais e cinco enarmônicas; se cada uma delas tivesse um nome próprio não haveria sustenido e nem bemol. A necessidade  da utilização de sustenidos e bemóis existe porque o pentagrama representa unicamente as notas naturais, sendo assim, utilizam-se sustenidos e bemóis nas sete notas naturais, já presentes no pentagrama, para representar as cinco notas enarmônicas. Essa é a ordem, com sustenido, das doze notas musicais: dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá# e si. 
As notas naturais formam as escalas diatônicas de dó maior e lá menor, portanto, o pentagrama é uma representação dessas duas escalas. As notas enarmônicas são utilizadas para determinar a altura dos intervalos necessários na organização de escalas, acordes e melodias, a partir de uma nota central chamada tônica, que pode ser qualquer uma das doze notas musicais (sete naturais + cinco enarmônicas).