Ads 468x60px

Fale Conosco Via Skype. Audio e vídeo

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Identificar o tom pelos acordes ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, curso de canto, cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, escola de canto, cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Identificar o tom pelos acordes


A maioria das músicas começam e terminam nos acordes que dão nome aos tons sobre os quais elas foram criadas, portanto, observar o acorde inicial e o final de uma composição pode identificar seu tom sem que se analise a melodia diretamente. Mesmo nas músicas com harmonias sofisticadas esta regra é comum, entretanto, existem algumas exceções, inclusive em canções singelas. Esta é uma tendência da música ocidental que se baseia na noção tonal, dividida em dois modos: maior e menor. O tom é a escala adotada para uma composição, nesta tendência as escalas são chamadas “diatônicas” e podem ser iniciadas a partir de qualquer uma das doze notas do “sistema temperado” que são: dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá# e si. Assim sendo, sobre cada uma destas doze notas são iniciadas duas escalas, uma maior e outra menor, totalizando vinte e quatro escalas, doze maiores e doze menores.
A nota inicial de cada escala é a referência tônica para a composição, tanto para a melodia, quanto para a harmonia. Elas são, comumente, a primeira e a última nota das melodias, e o acorde formada a partir dela é, na maioria dos casos, o que inicia e finaliza a composição. Esta não é uma regra absoluta, todavia, os ouvintes ocidentais se acostumaram com este padrão; portanto, uma canção iniciada ou finalizada de forma diferente causa estranheza na percepção.

Acorde de Empréstimo Modal ( Escola de Música em curicica, curso de ,canto Música em curicica, aula de ,canto Música em curicica (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM http://aulademusicaemcasa.com.br/



Acorde de Empréstimo Modal


A.E.M. Acordes de empréstimo modal são acordes usados entre acordes de um tom maior, mas que pertencem ao tom menor paralelo (homônimo). Um grupo de A.E.M., em série, constitui “modulação” (mudança de tom). Homônimos ou paralelos: mesmo nome para modos diferentes. (Dó maior e Dó menor) O A.E.M. pode estar em tríade, tétrade e com notas de extensão.
Acordes dos tons homônimos (dó maior e dó menor)
Tons homônimos - Prof. Juarez BarcellosPor causa da sonoridade agradável, os acordes Im7 e IVm7 são comumente substituídos por Im6 e IVm6, da mesma forma os acordes I7M e IV7M  são substituídos por I6 , IV6. Em alguns casos o acorde Vm7 não é A.E.M. , e sim “segundo cadencial”.

Tétrades nas escalas menores ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria Barra da Tijuca RJ, curso de cavaquinho, violão, canto baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Tétrades nas escalas menores


Tétrades na escala menor natural

Tétrades na escala diatônica menor natural

Tétrades na escala menor harmônica

Tétrades na escala diatônica menor harmônica

Tétrades na escala menor melódica

Tétrades na escala diatônica menor melódica

Tríades nas escalas menores ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria Barra da Tijuca RJ, curso de cavaquinho, violão, canto, baixo e bateria Barra da Tijuca RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Tríades nas escalas menores


Tríades na escala menor natural

Tríades na escala diatônica menor natural

Tríades na escala menor harmônica

Tríades na escala diatônica menor harmônica

Tríades na escala menor melódica

Tríades na escala diatônica menor melódica

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons menores ( Aula de música RJ, tenha aula de música em sua casa na Zona Sul RJ, Praia Vermelha, Urca e muito mais (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br




Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Menores

Progressão Harmônica em Tétrades nos Tons Menores

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores ( O Ethos na música, a influência no caráter ( Aula de música na Residência Flamengo rj, Aula de música na Residência Botafogo rj, Aula de música na Residência Urca RJ, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores

Progressão harmônica em tétrade nos doze tons (escalas) maiores: O número romano I7M representa o acorde formado sobre a primeira nota da escala, portanto, os acordes que estão nesta coluna dão nome ao tom ou à escala a qual pertencem. 
Progressão Harmônica em Tétrades nos Tons Maiores

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons Menores ( O Ethos na música, a influência no caráter ( Aula de música em casa Flamengo RJ, Aula de música em casa Botafogo RJ, Aula de música em casa Urca RJ, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Menores

Essa estrutura está montada sobre as notas da escala menor natural, da qual, sobre a quinta nota resulta um acorde menor Vm; a escala menor harmônica proporciona a formação de um acorde maior sobre sua quinta nota com aplicação necessária nas composições de tom menor. Portanto, as composições em tom menor normalmente apresentam o acorde V, ainda que, apresentem também o acorde Vm. 
Progressão Harmônica em Tríades em Tons Menores
         

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria Recreio do Bandeirantes RJ, curso de cavaquinho, violão, canto, baixo e bateria Recreio do Bandeirantes RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio dos Bandeirantes RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores

Progressão harmônica em tríade nos doze tons (escalas) maiores: O número romano representa o acorde formado sobre a primeira nota da escala, portanto, os acordes que estão nesta coluna dão nome ao tom ou à escala a qual pertencem. O acorde com estrutura em tríade formado sobre a sétima nota da escala maior normalmente não é utilizado.
Progressão Harmônica em Tríades

As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Menores Tônica, Subdominante e Dominante ( aula de cavaquinho, violão, canto, baixo e bateria no Anil RJ , curso de cavaquinho, canto, violão, baixo e bateria no Anil RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em no Anil RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Menores



Tônica, Subdominante e Dominante

Essas são as três funções de acordes para estudo de harmonia: tônica para acordes I e Im; subdominante para acordes IV e IVm; dominante para acorde V7. É importante destacar que o acorde, para exercer com vigor a função dominante, precisa ser maior e com sétima (tétrade). Portanto, o Vm do tom menor, formado na escala menor natural, é substituído pelo V7, formado na escala menor harmônica, para exercer a função dominante.
Tônica, Subdominante e Dominante em Tons Menores

As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Maiores Tônica, Subdominante e Dominante ( Escola de Música em Curicica, curso de Música em Curicica, aula de Música em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Maiores



Tônica, Subdominante e Dominante

Essas são as três funções de acordes para estudo de harmonia: tônica para acordes I e Im; subdominante para acordes IV e IVm; dominante para acorde V7. É importante destacar que o acorde, para exercer com vigor a função dominante, precisa ser maior e com sétima (tétrade).
Tônica, Subdominante e Dominante