Fale Conosco Via Skype. Audio e vídeo
quinta-feira, 20 de junho de 2013
sábado, 15 de junho de 2013
Leitura de Partituras (Teoria) Professor de canto na Freguesia em Jacarepagua rj, Professor de guitarra na Freguesia em Jacarepagua rj, Professor de violãona Freguesia em Jacarepagua rj, Endereço: Av Geremário Dantas n° 1444 sobre-loja. Jacarepaguá, Freguesia, rj (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM
Leitura de Partituras (Teoria)
1. Notas – Duração e Altura
De acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na seguinte seqüência:

A duração exata do tempo depende da velocidade da música, mas sempre se deve observar a relação: 1 Semibreve = 2 Mínimas, 1 Semínima = 2 Colcheias, etc.
Uma nota ainda pode ser complementada por sinais como:

Na partitura existem cinco linhas e quatro espaços visíveis e mais espaços e linhas suplementares superiores, para notas mais agudas, e inferiores, para notas mais graves.
A posição da nota na partitura, em que linha ou espaço está, define sua altura.
Mas a altura pode ser afetada por um outro símbolo, chamado clave, que vem no inicio da partitura.
As claves mais usadas são:

A altura das notas ainda pode ser altera por sustenidos (#) e bemóis (b) que, respectivamente, aumentam e diminuem a nota em um semitom e bequadros (
)que restauram a nota original, eliminando um sustenido ou bemol anterior.

Sem um bequadro o bemol e o sustenido perdem valor no final de um compasso. A não ser que venham na armadura da clave.
A diferença de tons de uma nota para outra é vista assim:
Dó –Tom- Ré –Tom- Mi –Semitom- Fá –Tom- Sol –Tom- Lá –Tom- Si –Semitom- Dó
Semitom é a menor das diferenças entre duas notas e Tom é a soma de dois Semitons.
2. Compasso e Armaduras de Clave
Numa partitura após a clave, normalmente, vem escrito o compasso da música que define quanto tempo entra em cada parte da música, que será dividida por travessões. Alguns exemplos podem ser:

Os sustenidos ou bemóis que aparecem diante da clave pertencem a Armadura de Clave. Esses sustenidos e bemóis representam a tonalidade do trecho que segue e não são eliminados pelo fim de compassos, podem ser eliminados durante um compasso por um bequadro.
No caso acima do compasso 6/8, temos uma armadura de clave com bemóis em Si, Mi, Lá e Ré, então toda e qualquer nota correspondente a uma destas, naquele trecho, terá um bemol.
Os sustenidos ou bemóis possuem ordem para aparecer na Armadura: Sustenidos: Fá, Dó, Sol, Lá, Mi, Si, para se achar a tonalidade maior conta-se uma nota depois do ultimo sustenidos da Armadura (Ex: Fá# - Tonalidade Sol); Bemóis: Si, Mi, Lá, Ré, Sol, Dó, Fá, para achar a tonalidade maior conta-se cinco notas antes do ultimo bemol (Ex: Ré bemol – Tonalidade Lá bemol). Esse método só acha a tonalidade maior, mas é possível que o trecho esteja em uma tonalidade menor relativa, e para acha-la conta-se 3 notas antes do tom maior (Ex: Relativa de Dó é Lá menor e de Mi bemol é Dó menor).
Vale lembrar que a ordem das notas é:
Dó – Dó# ou Réb – Ré – Ré# ou Mib – Mi – Fá – Fá# ou Solb – Sol – Sol# ou Láb – Lá – Lá# ou Sib – Si.
Ou, usando notação encontrada em cifras:
C – C# ou Db – D – D# ou Eb – E – F – F# ou Gb – G – G# ou Ab – A – A# ou Bb – B.
FONTE E CRÉDITOS CIFRA.COM.BR
quinta-feira, 13 de junho de 2013
terça-feira, 11 de junho de 2013
domingo, 9 de junho de 2013
Teoria musical tom e semi tom ( escola de musica em Jacarepagua na Freguesia rj ) Mande um E-mail Entre em contato conosco Endereço: Av Geremário Dantas n° 1444 sobre-loja. Jacarepaguá, Freguesia, rj (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM
Complete os espaços, dizendo a distancia entre notas em tons e semitons
C para D = 1 tom
G para D =
E para F =
A para B =
D para F# =
B para C =
F para A =
Bb para G =
C para Ab =
D para A =
F# para E =
A para D =
B para C# =
E para D# =
C para C =
G# para B =
C para D = 1 tom
G para D =
E para F =
A para B =
D para F# =
B para C =
F para A =
Bb para G =
C para Ab =
D para A =
F# para E =
A para D =
B para C# =
E para D# =
C para C =
G# para B =
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Teoria Musical - Acordes Tétrades (Estúdio e Escola de música em Jacarepaguá, Freguesia, curso e aula de bateria, violão, guitarra, contra-baixo, teclado, cavaquinho, ukulele ou ukelele e violino) (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim
Bom, Tétrades como sugere o nome – são acordes de quatro sons. Assim como as tríades que são a sobreposição de terças, as tétrades também respeitam esta idéia e por esta razão podem ser encaradas como uma extensão das tríades, ou seja, são as tríades com sétimas.
(Estúdio Jacarepaguá, na Freguesia em Jacarepaguá, estúdio para gravação, ensaios, produções áudio-visuais e muito mais. Escola de música na Freguesia em Jacarepaguá, aula de cavaquinho, canto, guitarra, bateria, teclado, violino, ukulele ou ukelele e violão, próximo ao Anil, Gardênia azul, Tanque, Pechincha, Taquara, Rio das pedras, Cidade de deus e Praça seca.)
(21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim
sábado, 1 de junho de 2013
Estúdio Jacarepaguá (Estúdio de gravação, com ensaio, produção áudio-visual e gravação. Escola de música em Jacarepaguá na Freguesia, Rio de janeiro, rj, aula de guitarra, aula de canto, aula de cavaquinho, aula de bateria e aula de violino)
Faça sua produção com a gente!
Gravações, Ensaios e Produção de vídeo-clipes para sua banda
Gravação Over all, Ensaio gravado e Canal por canal.
(21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim
Email: musicmariano36@gmail.com
Web: www.afabricademusicos.com.br
www.afabricademusicos.com
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Oque é harmonia, melodia e ritmo ( aulas harmonia, melodia e ritmo em Jacarepagua na Freguesia RJ
Oque é harmonia, melodia e ritmo
É uma dúvida simples de ser tirada, mas alguns tendem a confundir harmonia com melodia e vice-versa.
Para explicar de uma maneira melhor usarei como exemplo uma "musiquinha" bem simples que fiz apenas para exemplificar, mas, antes de tudo precisamos conhecer os conceitos de cada coisa.
Nota
Para explicar de uma maneira melhor usarei como exemplo uma "musiquinha" bem simples que fiz apenas para exemplificar, mas, antes de tudo precisamos conhecer os conceitos de cada coisa.
Nota
Tem muito bla bla bla por ai, nota é um único som, lógico que é bem mais longo do que isso, mas para quem esta começando é isso ai.
Melodia
notas tocadas sucessivamente ex: canto, assobio e solos
Melodia
notas tocadas sucessivamente ex: canto, assobio e solos
Acorde
O termo Acorde designa o resultado da emissão simultânea de três ou mais notas musicais simultaneamente porém diferentes uma das outras.
Harmonia
Harmonia são dois ou mais acordes tocados sucessivamentes . Na "musiquinha" o Harmonia é tocada pelos "Strings". A harmonia pode ser feita com qualquer instrumento capaz de fazer acordes. Devemos ter cuidado para não confundir Harmonia com Polifonia, que é melodias diferentes cantadas por instrumentos diferentes.
Por exemplo: Se eu estiver cantando "jingle bell" e você estiver cantando o hino nacional, isso não será uma harmonia, será uma polifonia.
Ritmo
O ritmo é mais fácil de entender, é a batida, é o que te faz criar uma noção de métrica na música. Os principais instrumentos que fazem o ritmo é a bateria e o baixo, mas, o incrível é que você pode fazer isso com qualquer instrumento musical.
Agora vejamos nossa "musiquinha", Primeiro, no player abaixo clique em música completa e a escute. Depois veja cada parte Harmonia, Melodia e Ritmo da mesma forma. Clicando no nome e apertando play.
Harmonia
Harmonia são dois ou mais acordes tocados sucessivamentes . Na "musiquinha" o Harmonia é tocada pelos "Strings". A harmonia pode ser feita com qualquer instrumento capaz de fazer acordes. Devemos ter cuidado para não confundir Harmonia com Polifonia, que é melodias diferentes cantadas por instrumentos diferentes.
Por exemplo: Se eu estiver cantando "jingle bell" e você estiver cantando o hino nacional, isso não será uma harmonia, será uma polifonia.
Ritmo
O ritmo é mais fácil de entender, é a batida, é o que te faz criar uma noção de métrica na música. Os principais instrumentos que fazem o ritmo é a bateria e o baixo, mas, o incrível é que você pode fazer isso com qualquer instrumento musical.
Agora vejamos nossa "musiquinha", Primeiro, no player abaixo clique em música completa e a escute. Depois veja cada parte Harmonia, Melodia e Ritmo da mesma forma. Clicando no nome e apertando play.
Créditos ao Desenvolvimento musical blog (adaptação Mariano)
(21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Backing Track de Smells Like Teen Spirit do Nirvana (Escola de Música na Freguesia em Jacarepaguá) (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim
Backing Track de Smells Like Teen Spirit do Nirvana (Escola de música na Freguesia em Jacarepaguá, Rio de janeiro, rj, com cursos e aulas de violão, canto, guitarra, contra-baixo, bateria, sopro, cavaquinho, ukelele, teclado e violino, próximo ao Gardênia azul, Anil, Cidade de deus, Rio das pedras, Tanque, Taquara, Pechincha, Merck e Praça seca)
(21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim
Backing Track de Sweet Child o'mine (Escola de Música na Freguesia em Jacarepaguá)
Backing-track sem guitarra solo de Sweet child o'mine do Guns n Roses (Estúdio e Escola de música com cursos e aulas de guitarra, contra-baixo, canto, teclado, bateria, sopro, ukelele, cavaquinho e violino na Freguesia em Jacarepaguá, Rio de janeiro, rj, próximo ao Anil, Gardênia azul, Rio das pedras, Taquara, Pechincha, Tanque e Praça seca.)
(21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim
Assinar:
Postagens (Atom)