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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Acorde de Empréstimo Modal ( Escola de Música em curicica, curso de ,canto Música em curicica, aula de ,canto Música em curicica (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM http://aulademusicaemcasa.com.br/



Acorde de Empréstimo Modal


A.E.M. Acordes de empréstimo modal são acordes usados entre acordes de um tom maior, mas que pertencem ao tom menor paralelo (homônimo). Um grupo de A.E.M., em série, constitui “modulação” (mudança de tom). Homônimos ou paralelos: mesmo nome para modos diferentes. (Dó maior e Dó menor) O A.E.M. pode estar em tríade, tétrade e com notas de extensão.
Acordes dos tons homônimos (dó maior e dó menor)
Tons homônimos - Prof. Juarez BarcellosPor causa da sonoridade agradável, os acordes Im7 e IVm7 são comumente substituídos por Im6 e IVm6, da mesma forma os acordes I7M e IV7M  são substituídos por I6 , IV6. Em alguns casos o acorde Vm7 não é A.E.M. , e sim “segundo cadencial”.

Tétrades nas escalas menores ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria Barra da Tijuca RJ, curso de cavaquinho, violão, canto baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Tétrades nas escalas menores


Tétrades na escala menor natural

Tétrades na escala diatônica menor natural

Tétrades na escala menor harmônica

Tétrades na escala diatônica menor harmônica

Tétrades na escala menor melódica

Tétrades na escala diatônica menor melódica

Tríades nas escalas menores ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria Barra da Tijuca RJ, curso de cavaquinho, violão, canto, baixo e bateria Barra da Tijuca RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Tríades nas escalas menores


Tríades na escala menor natural

Tríades na escala diatônica menor natural

Tríades na escala menor harmônica

Tríades na escala diatônica menor harmônica

Tríades na escala menor melódica

Tríades na escala diatônica menor melódica

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons menores ( Aula de música RJ, tenha aula de música em sua casa na Zona Sul RJ, Praia Vermelha, Urca e muito mais (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br




Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Menores

Progressão Harmônica em Tétrades nos Tons Menores

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores ( O Ethos na música, a influência no caráter ( Aula de música na Residência Flamengo rj, Aula de música na Residência Botafogo rj, Aula de música na Residência Urca RJ, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores

Progressão harmônica em tétrade nos doze tons (escalas) maiores: O número romano I7M representa o acorde formado sobre a primeira nota da escala, portanto, os acordes que estão nesta coluna dão nome ao tom ou à escala a qual pertencem. 
Progressão Harmônica em Tétrades nos Tons Maiores

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Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Menores

Essa estrutura está montada sobre as notas da escala menor natural, da qual, sobre a quinta nota resulta um acorde menor Vm; a escala menor harmônica proporciona a formação de um acorde maior sobre sua quinta nota com aplicação necessária nas composições de tom menor. Portanto, as composições em tom menor normalmente apresentam o acorde V, ainda que, apresentem também o acorde Vm. 
Progressão Harmônica em Tríades em Tons Menores
         

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria Recreio do Bandeirantes RJ, curso de cavaquinho, violão, canto, baixo e bateria Recreio do Bandeirantes RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio dos Bandeirantes RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores

Progressão harmônica em tríade nos doze tons (escalas) maiores: O número romano representa o acorde formado sobre a primeira nota da escala, portanto, os acordes que estão nesta coluna dão nome ao tom ou à escala a qual pertencem. O acorde com estrutura em tríade formado sobre a sétima nota da escala maior normalmente não é utilizado.
Progressão Harmônica em Tríades

As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Menores Tônica, Subdominante e Dominante ( aula de cavaquinho, violão, canto, baixo e bateria no Anil RJ , curso de cavaquinho, canto, violão, baixo e bateria no Anil RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em no Anil RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Menores



Tônica, Subdominante e Dominante

Essas são as três funções de acordes para estudo de harmonia: tônica para acordes I e Im; subdominante para acordes IV e IVm; dominante para acorde V7. É importante destacar que o acorde, para exercer com vigor a função dominante, precisa ser maior e com sétima (tétrade). Portanto, o Vm do tom menor, formado na escala menor natural, é substituído pelo V7, formado na escala menor harmônica, para exercer a função dominante.
Tônica, Subdominante e Dominante em Tons Menores

As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Maiores Tônica, Subdominante e Dominante ( Escola de Música em Curicica, curso de Música em Curicica, aula de Música em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Maiores



Tônica, Subdominante e Dominante

Essas são as três funções de acordes para estudo de harmonia: tônica para acordes I e Im; subdominante para acordes IV e IVm; dominante para acorde V7. É importante destacar que o acorde, para exercer com vigor a função dominante, precisa ser maior e com sétima (tétrade).
Tônica, Subdominante e Dominante

Conceitos práticos da inversão ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Conceitos práticos da inversão


Na prática, essas inversões são analisadas de várias formas, porém, permanece como regra geral, o sentido principal da inversão de um acorde, que é determinar ou alterar a nota que produzirá o som mais grave, dentre as notas desse acorde. Isso  se aplica aos instrumentos polifônicos (que emitem notas simultâneas) e aos monofônicos (que emitem uma nota por vez), desde que, agrupados para formar os acordes. 
Também existe o conceito de “condução de vozes”, que veremos separadamente, que consiste basicamente em interligar os acordes de uma música, ou de um trecho musical, por meio da aproximação das alturas de suas notas; particularmente, este conceito é extremamente difícil de se aplicar no violão quando o objetivo é arranjar melodia e harmonia paralelamente, ou seja, solar e acompanhar ao mesmo tempo. 
Outro fator importante é o número de notas duplicadas no acorde em prática, por exemplo, o acorde sol maior, feito no violão, quase sempre tem  triplicação da nota sol  e duplicação da nota si, nesta ordem: sol, si, ré, sol, si e sol (da 6ª para a 1ª corda);  inverter este acorde pode ser simplesmente eliminar a nota sol (6ª corda), que é a fundamental, tornando a nota si a mais grave desse acorde sol, ou ainda, eliminar as notas sol e si (6ª e 5ª cordas), fazendo com que a nota ré seja a mais grave desse acorde sol.