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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores ( O Ethos na música, a influência no caráter ( Aula de música na Residência Flamengo rj, Aula de música na Residência Botafogo rj, Aula de música na Residência Urca RJ, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores

Progressão harmônica em tétrade nos doze tons (escalas) maiores: O número romano I7M representa o acorde formado sobre a primeira nota da escala, portanto, os acordes que estão nesta coluna dão nome ao tom ou à escala a qual pertencem. 
Progressão Harmônica em Tétrades nos Tons Maiores

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons Menores ( O Ethos na música, a influência no caráter ( Aula de música em casa Flamengo RJ, Aula de música em casa Botafogo RJ, Aula de música em casa Urca RJ, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Menores

Essa estrutura está montada sobre as notas da escala menor natural, da qual, sobre a quinta nota resulta um acorde menor Vm; a escala menor harmônica proporciona a formação de um acorde maior sobre sua quinta nota com aplicação necessária nas composições de tom menor. Portanto, as composições em tom menor normalmente apresentam o acorde V, ainda que, apresentem também o acorde Vm. 
Progressão Harmônica em Tríades em Tons Menores
         

Escalas Harmonizadas Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria Recreio do Bandeirantes RJ, curso de cavaquinho, violão, canto, baixo e bateria Recreio do Bandeirantes RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio dos Bandeirantes RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escalas Harmonizadas



Progressões Harmônicas nos Doze Tons Maiores

Progressão harmônica em tríade nos doze tons (escalas) maiores: O número romano representa o acorde formado sobre a primeira nota da escala, portanto, os acordes que estão nesta coluna dão nome ao tom ou à escala a qual pertencem. O acorde com estrutura em tríade formado sobre a sétima nota da escala maior normalmente não é utilizado.
Progressão Harmônica em Tríades

As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Menores Tônica, Subdominante e Dominante ( aula de cavaquinho, violão, canto, baixo e bateria no Anil RJ , curso de cavaquinho, canto, violão, baixo e bateria no Anil RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em no Anil RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Menores



Tônica, Subdominante e Dominante

Essas são as três funções de acordes para estudo de harmonia: tônica para acordes I e Im; subdominante para acordes IV e IVm; dominante para acorde V7. É importante destacar que o acorde, para exercer com vigor a função dominante, precisa ser maior e com sétima (tétrade). Portanto, o Vm do tom menor, formado na escala menor natural, é substituído pelo V7, formado na escala menor harmônica, para exercer a função dominante.
Tônica, Subdominante e Dominante em Tons Menores

As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Maiores Tônica, Subdominante e Dominante ( Escola de Música em Curicica, curso de Música em Curicica, aula de Música em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



As Três Funções de Acordes nos Doze Tons Maiores



Tônica, Subdominante e Dominante

Essas são as três funções de acordes para estudo de harmonia: tônica para acordes I e Im; subdominante para acordes IV e IVm; dominante para acorde V7. É importante destacar que o acorde, para exercer com vigor a função dominante, precisa ser maior e com sétima (tétrade).
Tônica, Subdominante e Dominante

Conceitos práticos da inversão ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Conceitos práticos da inversão


Na prática, essas inversões são analisadas de várias formas, porém, permanece como regra geral, o sentido principal da inversão de um acorde, que é determinar ou alterar a nota que produzirá o som mais grave, dentre as notas desse acorde. Isso  se aplica aos instrumentos polifônicos (que emitem notas simultâneas) e aos monofônicos (que emitem uma nota por vez), desde que, agrupados para formar os acordes. 
Também existe o conceito de “condução de vozes”, que veremos separadamente, que consiste basicamente em interligar os acordes de uma música, ou de um trecho musical, por meio da aproximação das alturas de suas notas; particularmente, este conceito é extremamente difícil de se aplicar no violão quando o objetivo é arranjar melodia e harmonia paralelamente, ou seja, solar e acompanhar ao mesmo tempo. 
Outro fator importante é o número de notas duplicadas no acorde em prática, por exemplo, o acorde sol maior, feito no violão, quase sempre tem  triplicação da nota sol  e duplicação da nota si, nesta ordem: sol, si, ré, sol, si e sol (da 6ª para a 1ª corda);  inverter este acorde pode ser simplesmente eliminar a nota sol (6ª corda), que é a fundamental, tornando a nota si a mais grave desse acorde sol, ou ainda, eliminar as notas sol e si (6ª e 5ª cordas), fazendo com que a nota ré seja a mais grave desse acorde sol.

Cifras de Acordes Invertidos Inversão de baixo ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Cifras de Acordes Invertidos


Na leitura das cifras dos acordes invertidos, deve-se observar que o nome que está antes da barra é do acorde e o que está depois é da inversão; veja C/G, dó é o acorde e sol é a inversão, neste caso é 2ª inversão (5ª no baixo), a leitura é dó com sol. Para qualquer inversão a leitura da barra / é com, e das cifras, seus nomes correspondentes . Em resumo: C/E lê-se dó com mi, dó com a terça no baixo, ou ainda, dó com a primeira inversão.

Cifragem alfabética de acordes ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Cifragem alfabética de acordes


As cifragem alfabética usada para representar os acordes são: A, B, C, D, E, F e G / lá, si, dó, ré, mi, fá e sol, respectivamente; e suas alteradas enarmônicas que são: A# e Sib, C# e Db, D# e Eb, F# e Gb, G# e Ab. Para discriminar os acordes acrescentam-se-lhes: m, 4, (b5), (#5), 6, 7dim, ou º , 7, 7M, add9, 9, (9), (11), (#11), (b13),  além das inversões e de outras nomenclaturas sinônimas destas.Cifras Juarez Barcellos

Inversão de Baixo ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria na Taquara, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria na Taquara, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em na Taquara (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Inversão de acordes


A inversão do acorde acontece quando a nota mais grave deixa de ser a fundamental e passa a ser a terça, a quinta ou a sétima. Existem outros tipos de inversão em que a nota mais grave não é nenhuma dessas três, eles serão analisados separadamente. As notas do acorde representado pela cifra C (dó maior) são mi e sol(fundamental, terça e quinta); inverter esse acorde significa, basicamente, mudar a ordem para mi, dó e sol (terça, fundamental e quinta), ou sol, dó e mi (quinta, fundamental e terça). 
A tríade  e a tétrade C7M em estado fundamental  e suas inversões
No estado fundamental, eles têm a nota dó no baixo e as demais notas têm ordem variável. C = dó mi sol  ||  C7M = dó mi sol si  
Na primeira inversão, eles têm a nota mi no baixo e as demais notas têm ordem variável. C/E = mi sol dó  ||  C7M/E = mi sol si dó
Na segunda inversão, eles têm a nota sol no baixo e as demais notas têm ordem variável. C/G = sol dó mi  ||  C7M/G = sol si dó mi
A terceira inversão se aplica somente na tétrade com a nota si no baixo e as demais notas têm ordem variável. C7M/B = si dó mi sol. A terceira inversão não existe nos acordes em tríades, pois esses acordes não possuem a sétima nota partindo da fundamental, que é a quarta nota das terças sobrepostas. Somente os acordes em tétradas possuem essa nota com intervalo de sétima. 

Tétrades, Análise e Estrutura ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria no Anil RJ , curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria no Anil RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em no Anil RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Tétrades, Análise e Estrutura


Para a formação em tétrade acrescenta-se a sétima (7 ou 7M) às estruturas em tríades. As estruturas da 1ª e da 4ª tríades em tons maiores recebem 7M (sétima maior = 5 tons e ½). As estruturas da 2ª, 3ª, 5ª, 6ª e 7ª tríades em tons maiores recebem 7 (sétima menor = 5 tons).
Conclusão: em Dó maior, das tríades F resultam as tétrades C7M e F7M, e das tríades Dm, Em, G, Am e Bm(b5) resultam as tétrades Dm7, Em7, G7, Am7 e Bm7(b5)