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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Conceitos práticos da inversão ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Conceitos práticos da inversão


Na prática, essas inversões são analisadas de várias formas, porém, permanece como regra geral, o sentido principal da inversão de um acorde, que é determinar ou alterar a nota que produzirá o som mais grave, dentre as notas desse acorde. Isso  se aplica aos instrumentos polifônicos (que emitem notas simultâneas) e aos monofônicos (que emitem uma nota por vez), desde que, agrupados para formar os acordes. 
Também existe o conceito de “condução de vozes”, que veremos separadamente, que consiste basicamente em interligar os acordes de uma música, ou de um trecho musical, por meio da aproximação das alturas de suas notas; particularmente, este conceito é extremamente difícil de se aplicar no violão quando o objetivo é arranjar melodia e harmonia paralelamente, ou seja, solar e acompanhar ao mesmo tempo. 
Outro fator importante é o número de notas duplicadas no acorde em prática, por exemplo, o acorde sol maior, feito no violão, quase sempre tem  triplicação da nota sol  e duplicação da nota si, nesta ordem: sol, si, ré, sol, si e sol (da 6ª para a 1ª corda);  inverter este acorde pode ser simplesmente eliminar a nota sol (6ª corda), que é a fundamental, tornando a nota si a mais grave desse acorde sol, ou ainda, eliminar as notas sol e si (6ª e 5ª cordas), fazendo com que a nota ré seja a mais grave desse acorde sol.

Cifras de Acordes Invertidos Inversão de baixo ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Cifras de Acordes Invertidos


Na leitura das cifras dos acordes invertidos, deve-se observar que o nome que está antes da barra é do acorde e o que está depois é da inversão; veja C/G, dó é o acorde e sol é a inversão, neste caso é 2ª inversão (5ª no baixo), a leitura é dó com sol. Para qualquer inversão a leitura da barra / é com, e das cifras, seus nomes correspondentes . Em resumo: C/E lê-se dó com mi, dó com a terça no baixo, ou ainda, dó com a primeira inversão.

Cifragem alfabética de acordes ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Cifragem alfabética de acordes


As cifragem alfabética usada para representar os acordes são: A, B, C, D, E, F e G / lá, si, dó, ré, mi, fá e sol, respectivamente; e suas alteradas enarmônicas que são: A# e Sib, C# e Db, D# e Eb, F# e Gb, G# e Ab. Para discriminar os acordes acrescentam-se-lhes: m, 4, (b5), (#5), 6, 7dim, ou º , 7, 7M, add9, 9, (9), (11), (#11), (b13),  além das inversões e de outras nomenclaturas sinônimas destas.Cifras Juarez Barcellos

Inversão de Baixo ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria na Taquara, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria na Taquara, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em na Taquara (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Inversão de acordes


A inversão do acorde acontece quando a nota mais grave deixa de ser a fundamental e passa a ser a terça, a quinta ou a sétima. Existem outros tipos de inversão em que a nota mais grave não é nenhuma dessas três, eles serão analisados separadamente. As notas do acorde representado pela cifra C (dó maior) são mi e sol(fundamental, terça e quinta); inverter esse acorde significa, basicamente, mudar a ordem para mi, dó e sol (terça, fundamental e quinta), ou sol, dó e mi (quinta, fundamental e terça). 
A tríade  e a tétrade C7M em estado fundamental  e suas inversões
No estado fundamental, eles têm a nota dó no baixo e as demais notas têm ordem variável. C = dó mi sol  ||  C7M = dó mi sol si  
Na primeira inversão, eles têm a nota mi no baixo e as demais notas têm ordem variável. C/E = mi sol dó  ||  C7M/E = mi sol si dó
Na segunda inversão, eles têm a nota sol no baixo e as demais notas têm ordem variável. C/G = sol dó mi  ||  C7M/G = sol si dó mi
A terceira inversão se aplica somente na tétrade com a nota si no baixo e as demais notas têm ordem variável. C7M/B = si dó mi sol. A terceira inversão não existe nos acordes em tríades, pois esses acordes não possuem a sétima nota partindo da fundamental, que é a quarta nota das terças sobrepostas. Somente os acordes em tétradas possuem essa nota com intervalo de sétima. 

Tétrades, Análise e Estrutura ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria no Anil RJ , curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria no Anil RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em no Anil RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Tétrades, Análise e Estrutura


Para a formação em tétrade acrescenta-se a sétima (7 ou 7M) às estruturas em tríades. As estruturas da 1ª e da 4ª tríades em tons maiores recebem 7M (sétima maior = 5 tons e ½). As estruturas da 2ª, 3ª, 5ª, 6ª e 7ª tríades em tons maiores recebem 7 (sétima menor = 5 tons).
Conclusão: em Dó maior, das tríades F resultam as tétrades C7M e F7M, e das tríades Dm, Em, G, Am e Bm(b5) resultam as tétrades Dm7, Em7, G7, Am7 e Bm7(b5)  

Tríades, Análise e Estrutura ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio dos Bandeirantes RJ, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio dos Bandeirantes RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio dos Bandeirantes RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Tríades, Análise e Estrutura


Primeira tríade em dó maior e seus intervalos (Dó / Mi  e  Dó / sol) 
Dó / mi = terça (três notas: dó, ré, mi) /  t + t = 2 tons / terça maior (não leva cifra) || Dó / sol = quinta (cinco notas: dó, ré, mi, fá, sol) / t + t + st + t = 3 tons e ½ / quinta justa (não leva cifra) || Então temos: Fundamental Dó / Terça com dois tons / Quinta com três tons e meio / Conclusão: C. As estruturas da 1ª, 4ª e 5ª tríades das escalas maiores são sempre de 3ª maiores e quintas justas (1ª = C / 4ª = F / 5ª = G)
Segunda tríade em dó maior e seus intervalos (Ré / Fá e Ré / Lá)
Ré / Fá = terça (três notas: Ré, Mi, Fá) / t + st = 1 tom e ½ / terça menor (cifra m) || Ré / Lá = quinta (cinco notas: Ré, Mi, Fá, Sol, Lá) / t + st + t + t = 3 tons e ½ / quinta justa (não leva cifra) || Fundamental Ré / Terça com 1 tom e ½ / Quinta com três tons e meio / Conclusão: DmAs estruturas da 2ª, 3ª e 6ª tríade são de 3ª menores e quintas justas (2ª = Dm / 3ª = Em / 6ª = Am)
Sétima tríade em dó maior e seus intervalos (Si / Ré  e  Si / Fá)
Si / Ré = terça (três notas: Si, Dó, Ré) / st + t = 1 tom e ½ || Si / Fá = quinta(cinco notas: Si, Dó, Ré, Mi, Fá) / st + t + t + st = 3 tons || Fundamental Si / Terça com 1 tom e ½ / Quinta com 3 tom e ½ / Conclusão: Bm(b5). A tríade diminuta raramente é usada, o mais comum é o uso da tétrade com quinta diminuta Bm7(b5).

Estrutura dos acordes Aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria para escolas em Jacarepagua, Freguesia, Taquara, Anil, Curicica e Zona sul, curso de cavaquinho, violão, baixo e bateria para escolas em Jacarepagua, Freguesia, Taquara, Anil, Curicica e Zona sul, professor de cavaquinho, violão, baixo e bateria para escolas em Jacarepagua, Freguesia, Taquara, Anil, Curicica e Zona sul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Estrutura dos acordes


Os acordes são formados por intervalos de terças superpostas, usando notas de uma escala. Cada nota da escala inicia um acorde e é chamada de Fundamental (que dá nome ao acorde). A estrutura dos acordes está nas tríades ou nas tétrades, são os intervalos de terça,quinta e sétima.
Tríade: acorde com fundamental, terça e quinta. Ex.: C (dó, mi e sol)
Tétrade: acorde com fundamental, terça, quinta e sétima. Ex.: C7 (dó, mi, sol e si) 
Terça: nota que diz se o acorde é maior ou menor. Ex.: C (dó maior) e Cm (dó menor). Terça maior: não é cifrada, (subentende-se acorde é maior). Ex.: C (dó maior)Terça menor: m ou – anotado após a fundamental (acorde é menor). Ex.: Cm (dó menor). 
Quinta justa: não é cifrada. Ex.: C (dó maior) e Cm (dó menor) Quinta diminuta: (b5) ou -5 (usada em acordes menores com sétima). Ex.: Cm7(b5) Quintaaumentada: (#5), +5 ou apenas  +. Ex.: C5 (dó com quinta aumentada) e C7(#5) dó com sétima e quinta aumentada. 
Sétima maior: 7M ,  maj7 ou  7+. Ex.: C7M (dó com sétima maior) Sétima menor: apenas o 7 após a fundamental e a terça. Ex.: C7 (dó com sétima) Sétima diminuta: dim, 7dim ou º. Sua cifra subentende terça menor e quinta diminuta. Ex.: Cº (dó diminuto). 

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Intervalos dos Acordes


Intervalo é a distância existente entre duas notas, podendo ser harmônico ou melódico, dentre outras características. Acorde é um grupo de notas que soam simultaneamente formando a base harmônica da música, o acompanhamento da melodia, é formado por intervalos harmônicos. Um intervalo pode ser de 2.ª, de 3.ª,etc.; depende de quantas notas ele envolva. Entre as notas dó e fá existem 4 notas (dó-ré-mi-fá) formando um intervalo de 4.ª.
Intervalos

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Escreva os nomes das notas musicais
Exercício com notas naturais

Fórmulas de Compassos Banda ou Grupo de Rock em Jacarepagua na Freguesia shows , eventos e Aniversários Zona Sul, Taquara, Gardenia (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Fórmulas de Compassos


Os compassos podem ser binários, ternários ou quaternários, simples ou compostos, eles determinam regras para a organização da partitura e caracterizam o ritmo, porém, a definição do ritmo se dá na exposição das figuras de valores utilizadas na melodia e na harmonia,  dentro dos compassos, formando as características que definem o ritmo.
Fórmulas ou Signos de Compassos