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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Acordes no tom Dó maior ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul, curso de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria em Gardenia Azul, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Acordes no tom Dó maior


Os acordes aprendidos nos exercícios nº1 e nº2, para violão popular, formam um grupo de seis acordes que são o limite harmônico de grande parte dos gêneros musicais populares; rock, pop, sertanejo, folclórica, etc.. A música “Palco”, de Gilberto Gil, mostra a aplicação deste seis acordes na ordem original em que eles se apresentam dentro de sua escala de formação, chamada “Escala Diatônica”. 
Toque com unhas, ou palhetas, duas vezes em cada acorde ou dedilhe na ordem p i m a uma vez em cada acorde.
4/4 |    C    Dm   |    Em    F    |    G    Am    |

Acordes Elementares exercício com C Dm Em e F ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ, curso de canto, de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria Recreio RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br




Acordes Elementares exercício com C Dm Em e F


Os acordes C, Dm, Em e F (dó, ré menor, mi menor e fá) formam os primeiros quatro compassos da melodia da canção ”Que Maravilha”, de Toquinho e Jorge Benjor. Toque com as unhas, ou com a palheta, duas vezes em cada acorde até conseguir  alcançar facilidade, ou dedilhe na ordem p i m a duas vezes em cada acorde, até trocar de acordes com facilidade.
Dedos da mão esquerda: 1 = indicador / 2 = médio / 3 = anelar / 4 = mínimo.   Dedos da mão direita: p = polegar / i = indicador / m = médio / a = anelar.
2/4 |      C       |     Dm        |      Em         |        F         ||                                               Mantenha o andamento, contando 1 2, na troca de acordes.
Acordes C Dm Em F (3 alternativas)

Acordes Elementares exercício com Am e G ( aula de cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica, curso de canto, cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica Escola de canto, cavaquinho, violão, baixo e bateria em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Acordes Elementares exercício com Am e G


Os acordes Am e G (lá menor e sol), são suficientes para iniciarmos, ao violão, alunos de todos as preferências musicais, pois eles fazem parte dos mais variados repertórios e gêneros musicais. A canção “Pra não dizer que não falei das flores” (caminhando e cantando), de Geraldo Vandré, pode ser tocada com esses dois acordes.
Deslize as unhas dos dedos anelar, médio e indicador da mão direita, pelas cordas; ou a palheta seis vezes em cada acorde, até conseguir trocar de acordes com facilidade, ou dedilhe na ordem p i m a m i duas vezes em cada acorde, até trocar de acordes com facilidade.
Os dedos: mão esquerda:  1 (indicador), 2 (médio), 3 (anelar), 4 (mínimo); e mão direita: (polegar), i (indicador ), m (médio), a (anelar).
3/4 |     Am      |       %        |         G         |       %         |…
Atenção: Mantenha o andamento ao trocar de acorde.

Leitura de desenhos de acordes, em quais cordas se deve tocar ( Escola de Música em Curicica, curso de canto Música em Curicica, aula de canto Música em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Leitura de desenhos de acordes, em quais cordas se deve tocar


Leitura dos Desenhos de Acordes

Chord Melody ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria Barra da Tijuca RJ, curso de cavaquinho, violão, canto baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Chord Melody


O conceito jazzístico chamado “Chord Melody” utiliza dois tipos de execução harmônica, o bloco sonoro e o arpejo rápido, e utiliza a rearmonização como mecanismo para a realização do arranjo em melodias que possuem algum acompanhamento preestabelecido. Para o emprego desta técnica é indispensável um bom conhecimento de conceitos harmônicos para alterar o posicionamento dos acordes, acrescentar ou omitir notas aos acordes  e acrescentar acordes, rearmonizar.    

Arpejos: Rápidos, Dedilhados e Melódicos (Aula de música RJ, tenha aula de música em sua casa na Zona Sul RJ, Praia Vermelha, Urca e muito mais (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Arpejos: Rápidos, Dedilhados e Melódicos


Arpejos são acordes tocados nota a nota, o que cria uma relação muito forte entre a melodia e a harmonia. Podemos utilizar essas técnicas nos arranjos de melodia acompanhada já que tocando o arpejo estamos tocando o próprio acorde. Os arpejos são classificados de três formas: arpejos rápidos, arpejos dedilhados e arpejos melódicos. A execução harmônica com arpejos rápidos é a forma mais comum utilizada na execução com palheta, embora o formato de arpejos dedilhados também seja utilizado. Arpejos dedilhados são todos formados com padrão rítmico regular, com as notas do acorde distribuídas ao longo do tempo dos compassos, semelhante à maneira do baixo de Alberti, ou Baixo Alberti, nas amplas formas de apresentação. Arpejos melódicos são formados com notas do acorde executados em linha melódica como as escalas empregadas na improvisação e criação de arranjo, executado em forma de baixo cantante na textura homofônica ou contrapontístico na textura polifônica. 

Execução Harmônica no Violão ( O Ethos na música, a influência no caráter ( Aula de música na Residência Flamengo RJ, Aula de música na Residência Botafogo RJ, Aula de música na Residência Urca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Execução Harmônica no Violão


Blocos sonoros: são os chamados acordes em plaquet (plaquetas, em catalão), são executados em perfeita simultaneidade, com resultado sonoro denso e ritmicamente marcante.
Arpejos rápidos: sua execução se dá fazendo soar as notas baixas e em conseguinte as notas médias e altas, pela vibração das cordas iniciando pelas superiores (no violão). Esta forma de execução harmônica é utilizada em composições de arranjos onde o propósito seja gerar um brilho maior que os acordes em plaquet. A execução harmônica com arpejos rápidos é a forma mais comum utilizada na execução com palheta, embora o formato de arpejos dedilhados também seja utilizado.
Arpejos Dedilhados: Trata-se de arpejos com padrão rítmico regular, com as notas do acorde distribuídas ao longo do tempo dos compassos, semelhante à maneira do baixo de Alberti, ou Baixo Alberti, em referência ao cantor, cravista e compositor italiano, Domenico Alberti (1710-1740), ao qual se atribui pioneirismo em fazer amplo uso do padrão de arpejo cuja ordem da execução é uma nota grave, depois uma alta, uma nota média conseguinte e novamente alta.

O Ethos na música, a influência no caráter ( Aula de música em casa Flamengo RJ, Aula de música em casa Botafogo RJ, Aula de música em casa Urca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



O Ethos na música, a influência no caráter


A influência da música sobre o comportamento humano sempre esteve presente entre os questionamentos filosóficos acadêmicos e leigos, tão quanto a própria música esteve presente na vida do homem em toda a sua existência. A doutrina do ethos está ligada ao pensamento filosófico grego sobre a influência dos modos e ritmos musicais na formulação do comportamento humano. Trata da relação entre os movimentos musicais e os movimentos humanos, onde a música tem elementos capazes de moldar o caráter humano. Para Platão, a música e a ginástica eram a essência da educação, todavia, a música aperfeiçoa a alma e por isso deve predominar sobre a ginástica. A alma convenientemente educada se encarregará do corpo. (República / Platão)

A textura do arranjo musical (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


A textura do arranjo musical


O resultado do arranjo, envolvendo todos os aspectos contextuais que, somados e organizados, formam um corpo sonoro a ser explorado expressando o sentimento proposto para uma obra, ou trecho musical. É o entrelace do tecido sonoro em seus aspectos harmônico, rítmico e melódico, gerando simultaneamente um resultado em arranjo musical. Estudos sobre textura apresentam pequenas divergências considerando a tendência e a formação do músico. As formas de textura para elaboração de arranjos e seus aspectos são apresentadas como monofonia, homofonia, polifonia e heterofonia, observando que o contraponto é empregado na polifonia e a melodia acompanhada na homofonia. As texturas também podem ser compostas geradas das combinações dessas formas criando novos modelos alternativos. Conheça as diferenças básicas entre as texturas monofônica, homofônica, polifônica e heterofônica.

Principais Texturas / Professores e escolas de música na Taquara/ Recreio RJ / Barra da Tijuca/ Recreio dos Bandeirantes professores, escolas de música, professor de música, Aula em casa. Aula na residência. (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Principais Texturas


Monofonia Canção uma só voz, sem acompanhamento. Estilo de composição em que uma só voz carrega a melodia. Linha sonora não baseada nos princípios da harmonia. 
HomofoniaEsta textura implica uma similaridade rítmica em varias vozes, ou superposição das vozes, onde o plano harmônico é colocado em evidência. A melodia é entrelaçada ao plano harmônico, e nisto se difere da polifonia e da heterofonia. São notáveis, em sua forma estética de partitura, seus blocos sonoros simultâneos. Utiliza também o baixo cantante, típico no choro e na seresta, e o acompanhamento semi-contrapontístico, que é o acompanhamento bem elaborado, todavia, a melodia permanece em destaque, diferindo-se da textura polifônica, na qual o contraponto é característica marcante. 
Polifonia: É uma textura de arranjo formada por duas ou mais vozes independentes, constituída por planos melódicos separados. O contraponto é evidenciado neste tipo de textura. A polifonia utiliza, principalmente, técnicas imitativas (um instrumento imitando a outro), além de contraponto livre (linhas distintas simultâneas), contraponto invertido (partes com intercambio) e variações de contraponto. Utiliza também estruturas amétricas (métricas irregulares) e estrutura isorrítmica (padrões longos com repetições). Os temas de Jazz e Bossa Nova são exemplos de textura polifônica.
HeterofoniaEsta textura se baseia em variações simultâneas de uma mesma melodia, ou enlace complexo entre as partes do contraponto (textura mista).