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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Leitura de desenhos de acordes, em quais cordas se deve tocar ( Escola de Música em Curicica, curso de canto Música em Curicica, aula de canto Música em Curicica (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Leitura de desenhos de acordes, em quais cordas se deve tocar


Leitura dos Desenhos de Acordes

Chord Melody ( aula de cavaquinho, violão,canto, baixo e bateria Barra da Tijuca RJ, curso de cavaquinho, violão, canto baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ, escola de cavaquinho, violão, baixo e bateria bateria Barra da Tijuca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Chord Melody


O conceito jazzístico chamado “Chord Melody” utiliza dois tipos de execução harmônica, o bloco sonoro e o arpejo rápido, e utiliza a rearmonização como mecanismo para a realização do arranjo em melodias que possuem algum acompanhamento preestabelecido. Para o emprego desta técnica é indispensável um bom conhecimento de conceitos harmônicos para alterar o posicionamento dos acordes, acrescentar ou omitir notas aos acordes  e acrescentar acordes, rearmonizar.    

Arpejos: Rápidos, Dedilhados e Melódicos (Aula de música RJ, tenha aula de música em sua casa na Zona Sul RJ, Praia Vermelha, Urca e muito mais (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Arpejos: Rápidos, Dedilhados e Melódicos


Arpejos são acordes tocados nota a nota, o que cria uma relação muito forte entre a melodia e a harmonia. Podemos utilizar essas técnicas nos arranjos de melodia acompanhada já que tocando o arpejo estamos tocando o próprio acorde. Os arpejos são classificados de três formas: arpejos rápidos, arpejos dedilhados e arpejos melódicos. A execução harmônica com arpejos rápidos é a forma mais comum utilizada na execução com palheta, embora o formato de arpejos dedilhados também seja utilizado. Arpejos dedilhados são todos formados com padrão rítmico regular, com as notas do acorde distribuídas ao longo do tempo dos compassos, semelhante à maneira do baixo de Alberti, ou Baixo Alberti, nas amplas formas de apresentação. Arpejos melódicos são formados com notas do acorde executados em linha melódica como as escalas empregadas na improvisação e criação de arranjo, executado em forma de baixo cantante na textura homofônica ou contrapontístico na textura polifônica. 

Execução Harmônica no Violão ( O Ethos na música, a influência no caráter ( Aula de música na Residência Flamengo RJ, Aula de música na Residência Botafogo RJ, Aula de música na Residência Urca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Execução Harmônica no Violão


Blocos sonoros: são os chamados acordes em plaquet (plaquetas, em catalão), são executados em perfeita simultaneidade, com resultado sonoro denso e ritmicamente marcante.
Arpejos rápidos: sua execução se dá fazendo soar as notas baixas e em conseguinte as notas médias e altas, pela vibração das cordas iniciando pelas superiores (no violão). Esta forma de execução harmônica é utilizada em composições de arranjos onde o propósito seja gerar um brilho maior que os acordes em plaquet. A execução harmônica com arpejos rápidos é a forma mais comum utilizada na execução com palheta, embora o formato de arpejos dedilhados também seja utilizado.
Arpejos Dedilhados: Trata-se de arpejos com padrão rítmico regular, com as notas do acorde distribuídas ao longo do tempo dos compassos, semelhante à maneira do baixo de Alberti, ou Baixo Alberti, em referência ao cantor, cravista e compositor italiano, Domenico Alberti (1710-1740), ao qual se atribui pioneirismo em fazer amplo uso do padrão de arpejo cuja ordem da execução é uma nota grave, depois uma alta, uma nota média conseguinte e novamente alta.

O Ethos na música, a influência no caráter ( Aula de música em casa Flamengo RJ, Aula de música em casa Botafogo RJ, Aula de música em casa Urca RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



O Ethos na música, a influência no caráter


A influência da música sobre o comportamento humano sempre esteve presente entre os questionamentos filosóficos acadêmicos e leigos, tão quanto a própria música esteve presente na vida do homem em toda a sua existência. A doutrina do ethos está ligada ao pensamento filosófico grego sobre a influência dos modos e ritmos musicais na formulação do comportamento humano. Trata da relação entre os movimentos musicais e os movimentos humanos, onde a música tem elementos capazes de moldar o caráter humano. Para Platão, a música e a ginástica eram a essência da educação, todavia, a música aperfeiçoa a alma e por isso deve predominar sobre a ginástica. A alma convenientemente educada se encarregará do corpo. (República / Platão)

A textura do arranjo musical (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


A textura do arranjo musical


O resultado do arranjo, envolvendo todos os aspectos contextuais que, somados e organizados, formam um corpo sonoro a ser explorado expressando o sentimento proposto para uma obra, ou trecho musical. É o entrelace do tecido sonoro em seus aspectos harmônico, rítmico e melódico, gerando simultaneamente um resultado em arranjo musical. Estudos sobre textura apresentam pequenas divergências considerando a tendência e a formação do músico. As formas de textura para elaboração de arranjos e seus aspectos são apresentadas como monofonia, homofonia, polifonia e heterofonia, observando que o contraponto é empregado na polifonia e a melodia acompanhada na homofonia. As texturas também podem ser compostas geradas das combinações dessas formas criando novos modelos alternativos. Conheça as diferenças básicas entre as texturas monofônica, homofônica, polifônica e heterofônica.

Principais Texturas / Professores e escolas de música na Taquara/ Recreio RJ / Barra da Tijuca/ Recreio dos Bandeirantes professores, escolas de música, professor de música, Aula em casa. Aula na residência. (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Principais Texturas


Monofonia Canção uma só voz, sem acompanhamento. Estilo de composição em que uma só voz carrega a melodia. Linha sonora não baseada nos princípios da harmonia. 
HomofoniaEsta textura implica uma similaridade rítmica em varias vozes, ou superposição das vozes, onde o plano harmônico é colocado em evidência. A melodia é entrelaçada ao plano harmônico, e nisto se difere da polifonia e da heterofonia. São notáveis, em sua forma estética de partitura, seus blocos sonoros simultâneos. Utiliza também o baixo cantante, típico no choro e na seresta, e o acompanhamento semi-contrapontístico, que é o acompanhamento bem elaborado, todavia, a melodia permanece em destaque, diferindo-se da textura polifônica, na qual o contraponto é característica marcante. 
Polifonia: É uma textura de arranjo formada por duas ou mais vozes independentes, constituída por planos melódicos separados. O contraponto é evidenciado neste tipo de textura. A polifonia utiliza, principalmente, técnicas imitativas (um instrumento imitando a outro), além de contraponto livre (linhas distintas simultâneas), contraponto invertido (partes com intercambio) e variações de contraponto. Utiliza também estruturas amétricas (métricas irregulares) e estrutura isorrítmica (padrões longos com repetições). Os temas de Jazz e Bossa Nova são exemplos de textura polifônica.
HeterofoniaEsta textura se baseia em variações simultâneas de uma mesma melodia, ou enlace complexo entre as partes do contraponto (textura mista).

Contraponto e Contracanto, similaridades e diferenças / Professores e escolas de música na Taquara/ no Recreio RJ / Barra da Tijuca/ Recreio dos Bandeirantes professores, escolas de música, professor de música, Aula em casa. Aula na residência. (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Contraponto e Contracanto, similaridades e diferenças


Na prática os dois conceitos têm a mesma finalidade, formar linhas paralelas a uma melodia principal preestabelecida, neste aspecto são sinônimos, porém em termos de comunicação, numa linguagem musical, existe uma diferença entre elas, pois o contraponto é utilizado quando a comunicação está relacionada a instrumentos musicais artificiais, e o termo contracanto se relaciona mais especificamente ao canto de vozes humanas. Ainda assim, existe outra informação com característica comunicativa mais ligada ao contracanto que deve ser destacada, pois também pode se aplicada na instrumentação e identificada como contraponto, principalmente numa aplicação em textura mista, trata-se do contracanto passivo, ou apóio melódico, que utilizam notas longas tiradas da harmonia como se faz na textura homofônica, cabendo ao arranjador interpretá-la dentro do contexto de sua aplicação no arranjo em geral, ou em partes específicas, para, classificá-la, em análise, como polifônico ou homofônico.

Contraponto e Polifonia / Professores e escolas de música na Taquara/ no Recreio RJ / Barra da Tijuca / Recreio dos Bandeirantes professores, escolas de música, professor de música, Aula em casa. Aula na residência. (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Contraponto e Polifonia


O contraponto é uma forma de arranjo para ser executada por dois ou mais instrumentos caracterizada por vozes ou partes das vozes contraponteando com uma voz principal preestabelecida. É a arte de juntar uma ou mais partes melódicas para seguir em linha paralela ao canto de uma melodia dada, em forma de vozes secundárias. O contraponto deve manter uma concordância harmoniosa e agradável entre as partes, ou vozes envolvidas na composição de um arranjo. Ele pode ser aplicado com muita liberdade tornando possível uma percepção marcante no arranjo ao ponto de quase fundir-se com a melodia principal. O contraponto com suas características e variações se encaixa na análise de textura polifônica, e ele é a própria concepção da polifonia.

Contracanto Ativo e Passivo / Professores e escolas de música na Taquara/ no Recreio RJ / Barra da Tijuca/ Recreio dos Bandeirantes professores, escolas de música, professor de música, Aula em casa. Aula na residência. (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Contracanto Ativo e Passivo


Contracanto: em linhas gerais, é toda forma de contraponto ao canto da melodia principal, é uma melodia baseada na melodia principal. Ele se baseia nos motivos melódicos da melodia principal e apresenta uma melodia secundária com um ritmo complementar. O contracanto pode ser desenvolvido em diversas vozes e pode serpassivo ou ativo. O contracanto passivo também é chamado de apoio melódico.
contracanto passivo, ou apoio melódico, é um preenchimento da textura utilizando notas longas baseadas em notas da harmonia (dos acordes), doutra forma, ocontracanto ativo se utiliza de grande liberdade criativa e com base na linha melódica principal.