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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como identificar o tom pela armadura de clave ( Banda de Música para casamentos e eventos em Jacarepagua na Freguesia e Zona Sul RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Como identificar o tom pela armadura de clave


Identificar o tomNas armaduras com sustenido: a nota tônica (para tom maior) está meio tom acima do último sustenido, à direita da armadura. 
Nas armaduras com bemol, a nota tônica (para tom maior) está no penúltimo bemol à direita da armadura.
Duas exceções: A armadura de Dó não tem sustenido e nem bemol. A armadura de Fá tem apenas um bemol, portanto não tem o penúltimo.

Armadura de clave ( Aula, curso e prof de Música para cursos de inglês) ( Aula, curso e prof de Música para escolas de inglês) (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Armadura de clave


A armadura de clave nos possibilita formarmos escalas diatônicas maiores ou menores a partir de qualquer nota, porque ela altera as notas naturais e seus intervalos, subordinando-os aos padrões convencionados dos modos maior e menor da escala diatônica. Uma armadura de clave corresponde a uma escala maior e à sua escala menor relativa.
Armaduras de claves

As Claves de Sol, Fá e Dó ( Estúdio de gravação musical em Jacarepagua na Freguesia RJ ) ( Estúdio de ensaio musical em Jacarepagua na Freguesia RJ ) ( curso de gravação musical em Jacarepagua na Freguesia RJ ) (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

As Claves de Sol, Fá e Dó


As três claves com as notas naturais na pauta:
Claves de Sol, Fá e dó

Sustenido e bemol – # b Aula de Música para escolas em Jacarepagua e Zona Sul, curso de Música para escolas em Jacarepagua e Zona Sul, escola de Música para escolas em Jacarepagua e Zona Sul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Sustenido e bemol – # b


O sustenido e o bemol servem para representar as cinco notas chamadas enarmônicas existentes entre as sete notas denominadas naturais. Portanto, para entender as funções do sustenido e do bemol, basta saber entre quais notas naturais estão as notas enarmônicas. As notas naturais são: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si; as notas enarmônicas são: dó#, ré#, fá#, sol# e lá#, que também podem se chamar: réb, mib, solb, láb e sib, respectivamente. Então, conclui-se que existem doze notas denominadas, sete naturais e cinco enarmônicas; se cada uma delas tivesse um nome próprio não haveria sustenido e nem bemol. A necessidade  da utilização de sustenidos e bemóis existe porque o pentagrama representa unicamente as notas naturais, sendo assim, utilizam-se sustenidos e bemóis nas sete notas naturais, já presentes no pentagrama, para representar as cinco notas enarmônicas. Essa é a ordem, com sustenido, das doze notas musicais: dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá# e si. 
As notas naturais formam as escalas diatônicas de dó maior e lá menor, portanto, o pentagrama é uma representação dessas duas escalas. As notas enarmônicas são utilizadas para determinar a altura dos intervalos necessários na organização de escalas, acordes e melodias, a partir de uma nota central chamada tônica, que pode ser qualquer uma das doze notas musicais (sete naturais + cinco enarmônicas).

Linhas e espaços suplementares superiores e inferiores ( Aula de Música para creches em Jacarepagua e Zona Sul ( curso de Música para creches em Jacarepagua e Zona Sul, ( escola de Música para creches em Jacarepagua e Zona Sul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Linhas e espaços suplementares superiores e inferiores


Linhas e espaçosAs linhas e espaços suplementares existem para acrescentar notas com alturas superiores ou inferiores aos limites do pentagrama. Observe que as cinco linhas e os quatro espaços do pentagrama são contados de baixo para cima, o mesmo acontece com as linhas e espaços suplementares superiores; porém, as linhas e espaços suplementares inferiores são contados de cima para baixo.
O número de linhas e espaços suplementares, tanto superiores quanto superiores, varia de acordo a necessidade da altura da nota a ser escrita.

Escalas Menores ( iniciação musical para crianças e adolescentes em Jacarepagua na Freguesia ou Zona Sul em sua casa (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Escalas Menores


Escala natural e suas derivadasEscala maior:             ré       mi      fá       sol      lá       si     dó 
Menor natural:             si       dó      ré       mi      fá      sol     lá  (relativa de dó)
Menor harmônicalá      si       dó      ré       mi      fá      sol#   lá
Menor melódica:          si       dó      ré       mi      fá#    sol#   lá
As alterações da escala harmônica e melódica não aparecem na armadura de clave e sim no decorrer da peça, como acidente local.
Resumo dos semitons nas escalas: Escala maior: da 3ª p / 4ª e da 7ª p/ 8ª  ||  Escala menor natural: da 2ª p/ 3ª e da 5ª p/ 6ª  ||  Escala menor harmônica: da 2ª p/ 3ª, da 5ª p/ 6ª e da 7ª p/ 8ª  ||  Escala menor melódica: da 2ª p/ 3ª e da 7ª p/ 8ª

As Três Escalas Menores ( Divisão Rítmica, leitura de partitura, teoria musical em Jacarepagua na Freguesia RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

As Três Escalas Menores



Menores: natural, harmônica e melódica

A escala menor sofre duas mudanças que dão origem a duas novas escalas, também menores. Então temos três escalas menores:
  1. Escala Menor Natural. Ela começa na sexta nota de uma escala maior diatônica, da qual é relativa, e dá origem as outras duas (harmônica e melódica).
  2. Escala Menor Harmônica. Em relação à menor natural, sofre alteração de meio tom acima na sétima nota, passando de sétima menor (5 tons) para sétima maior (5 tons e meio); alterando também, o intervalo existente entre a sétima e a oitava nota, passando segunda maior (tom) para segunda menor (semitom).
  3. Escala Menor Melódica. Em relação à menor harmônica, sofre alteração de meio tom acima na sexta nota, passando de sexta menor (4 tons) para sexta maior ( 4 tons e meio), para diminuir o intervalo de terça menor (tom e meio) existente entre a sexta e a sétima nota na menor harmônica, passando a ser de segunda maior (tom). O padrão intervalar da escala menor melódica difere-se do padrão da escala maior apenas pelo intervalo de terça menor (tom e meio), que na escala maior é terça maior de (2 tons). 

Homônimas e Enarmônicas (escola de Música no Mato alto, praça seca, largo do Tanque (curso de Música no Mato Alto, Praça Seca, Largo do Tanque, (aula de Música no Mato Alto, Praça Seca, Largo do Tanque, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Homônimas e Enarmônicas



Escalas homônimas são aquelas que possuem o mesmo nome para modos diferentes. Ex.: Dó maior e Dó menor. São chamadas também de Escalas Paralelas e Tons Paralelos.
Escalas enarmônicas são aquelas que possuem nomes diferentes para um mesmo grupo sonoro. Podem ser escalas ou notas. Ex.: Dó# e Réb.

Escala Diatônica ( Escola de música para igrejas e Ministério de louvor ou equipe de louvor em Jacarepagua ) ( curso de música para igrejas e Ministério de louvor ou equipe de louvor em Jacarepagua ) ( Aula de música para igrejas e Ministério de louvor ou equipe de louvor em Jacarepagua ) (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escala Diatônica


A partir de qualquer nota da escala temperada (doze notas) pode-se iniciar uma escala diatônica seguindo seu padrão de estrutura de tons e semitons. Na sexta nota da escala maior começa uma escala que é chamada menor relativa e possui as mesmas notas da escala maior que lhe deu origem, porém são diferentes na estrutura, pois a sexta nota da escala maior é a primeira da menor. Os semitons também mudam de ordem, na escala de Dó maior, os semitons estão da 3ª para a 4ª e da 7ª para a 8ª notas; na escala de Lá menor, os semitons estão da  2ª para a 3ª e da  5ª para a 6ª notas. Além disso, a escala menor sofre alterações que dão origem a duas novas escalas, as menores harmônica e melódica.
Diatônica: prefixo grego dia (movimento através) + sub feminino tônica (primeira nota de uma escala). Refere-se às escalas maiores e menores do Sistema Tonal, que é o sistema dominante na música ocidental globalizada. Padrão escalar que se inicia a partir de qualquer uma das doze notas do Sistema Temperado (intervalos iguais entre si). 
Obs.: Tônica é a nota que inicia uma escala, é a primeira e a oitava nota das escalas maiores e menores. , e fundamental é primeira nota do acorde, fundamental, terça, quinta…

Inversão de acordes ( Aula de Música em sua residencia Zona Sul, Jacarepagua, curso de Música em sua residencia Zona Sul, Jacarepagua, prof de Música em sua residencia Zona Sul, Jacarepagua, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Inversão de acordes


A inversão do acorde acontece quando a nota mais grave deixa de ser a fundamental e passa a ser a terça, a quinta ou a sétima. Existem outros tipos de inversão em que a nota mais grave não é nenhuma dessas três, eles serão analisados separadamente. As notas do acorde representado pela cifra C (dó maior) são mi e sol(fundamental, terça e quinta); inverter esse acorde significa, basicamente, mudar a ordem para mi, dó e sol (terça, fundamental e quinta), ou sol, dó e mi (quinta, fundamental e terça). 
A tríade  e a tétrade C7M em estado fundamental  e suas inversões
No estado fundamental, eles têm a nota dó no baixo e as demais notas têm ordem variável. C = dó mi sol  ||  C7M = dó mi sol si  
Na primeira inversão, eles têm a nota mi no baixo e as demais notas têm ordem variável. C/E = mi sol dó  ||  C7M/E = mi sol si dó
Na segunda inversão, eles têm a nota sol no baixo e as demais notas têm ordem variável. C/G = sol dó mi  ||  C7M/G = sol si dó mi
A terceira inversão se aplica somente na tétrade com a nota si no baixo e as demais notas têm ordem variável. C7M/B = si dó mi sol. A terceira inversão não existe nos acordes em tríades, pois esses acordes não possuem a sétima nota partindo da fundamental, que é a quarta nota das terças sobrepostas. Somente os acordes em tétradas possuem essa nota com intervalo de sétima.