Ads 468x60px

Fale Conosco Via Skype. Audio e vídeo

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Linhas e espaços suplementares superiores e inferiores ( Aula de Música para creches em Jacarepagua e Zona Sul ( curso de Música para creches em Jacarepagua e Zona Sul, ( escola de Música para creches em Jacarepagua e Zona Sul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Linhas e espaços suplementares superiores e inferiores


Linhas e espaçosAs linhas e espaços suplementares existem para acrescentar notas com alturas superiores ou inferiores aos limites do pentagrama. Observe que as cinco linhas e os quatro espaços do pentagrama são contados de baixo para cima, o mesmo acontece com as linhas e espaços suplementares superiores; porém, as linhas e espaços suplementares inferiores são contados de cima para baixo.
O número de linhas e espaços suplementares, tanto superiores quanto superiores, varia de acordo a necessidade da altura da nota a ser escrita.

Escalas Menores ( iniciação musical para crianças e adolescentes em Jacarepagua na Freguesia ou Zona Sul em sua casa (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br


Escalas Menores


Escala natural e suas derivadasEscala maior:             ré       mi      fá       sol      lá       si     dó 
Menor natural:             si       dó      ré       mi      fá      sol     lá  (relativa de dó)
Menor harmônicalá      si       dó      ré       mi      fá      sol#   lá
Menor melódica:          si       dó      ré       mi      fá#    sol#   lá
As alterações da escala harmônica e melódica não aparecem na armadura de clave e sim no decorrer da peça, como acidente local.
Resumo dos semitons nas escalas: Escala maior: da 3ª p / 4ª e da 7ª p/ 8ª  ||  Escala menor natural: da 2ª p/ 3ª e da 5ª p/ 6ª  ||  Escala menor harmônica: da 2ª p/ 3ª, da 5ª p/ 6ª e da 7ª p/ 8ª  ||  Escala menor melódica: da 2ª p/ 3ª e da 7ª p/ 8ª

As Três Escalas Menores ( Divisão Rítmica, leitura de partitura, teoria musical em Jacarepagua na Freguesia RJ (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

As Três Escalas Menores



Menores: natural, harmônica e melódica

A escala menor sofre duas mudanças que dão origem a duas novas escalas, também menores. Então temos três escalas menores:
  1. Escala Menor Natural. Ela começa na sexta nota de uma escala maior diatônica, da qual é relativa, e dá origem as outras duas (harmônica e melódica).
  2. Escala Menor Harmônica. Em relação à menor natural, sofre alteração de meio tom acima na sétima nota, passando de sétima menor (5 tons) para sétima maior (5 tons e meio); alterando também, o intervalo existente entre a sétima e a oitava nota, passando segunda maior (tom) para segunda menor (semitom).
  3. Escala Menor Melódica. Em relação à menor harmônica, sofre alteração de meio tom acima na sexta nota, passando de sexta menor (4 tons) para sexta maior ( 4 tons e meio), para diminuir o intervalo de terça menor (tom e meio) existente entre a sexta e a sétima nota na menor harmônica, passando a ser de segunda maior (tom). O padrão intervalar da escala menor melódica difere-se do padrão da escala maior apenas pelo intervalo de terça menor (tom e meio), que na escala maior é terça maior de (2 tons). 

Homônimas e Enarmônicas (escola de Música no Mato alto, praça seca, largo do Tanque (curso de Música no Mato Alto, Praça Seca, Largo do Tanque, (aula de Música no Mato Alto, Praça Seca, Largo do Tanque, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Homônimas e Enarmônicas



Escalas homônimas são aquelas que possuem o mesmo nome para modos diferentes. Ex.: Dó maior e Dó menor. São chamadas também de Escalas Paralelas e Tons Paralelos.
Escalas enarmônicas são aquelas que possuem nomes diferentes para um mesmo grupo sonoro. Podem ser escalas ou notas. Ex.: Dó# e Réb.

Escala Diatônica ( Escola de música para igrejas e Ministério de louvor ou equipe de louvor em Jacarepagua ) ( curso de música para igrejas e Ministério de louvor ou equipe de louvor em Jacarepagua ) ( Aula de música para igrejas e Ministério de louvor ou equipe de louvor em Jacarepagua ) (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Escala Diatônica


A partir de qualquer nota da escala temperada (doze notas) pode-se iniciar uma escala diatônica seguindo seu padrão de estrutura de tons e semitons. Na sexta nota da escala maior começa uma escala que é chamada menor relativa e possui as mesmas notas da escala maior que lhe deu origem, porém são diferentes na estrutura, pois a sexta nota da escala maior é a primeira da menor. Os semitons também mudam de ordem, na escala de Dó maior, os semitons estão da 3ª para a 4ª e da 7ª para a 8ª notas; na escala de Lá menor, os semitons estão da  2ª para a 3ª e da  5ª para a 6ª notas. Além disso, a escala menor sofre alterações que dão origem a duas novas escalas, as menores harmônica e melódica.
Diatônica: prefixo grego dia (movimento através) + sub feminino tônica (primeira nota de uma escala). Refere-se às escalas maiores e menores do Sistema Tonal, que é o sistema dominante na música ocidental globalizada. Padrão escalar que se inicia a partir de qualquer uma das doze notas do Sistema Temperado (intervalos iguais entre si). 
Obs.: Tônica é a nota que inicia uma escala, é a primeira e a oitava nota das escalas maiores e menores. , e fundamental é primeira nota do acorde, fundamental, terça, quinta…

Inversão de acordes ( Aula de Música em sua residencia Zona Sul, Jacarepagua, curso de Música em sua residencia Zona Sul, Jacarepagua, prof de Música em sua residencia Zona Sul, Jacarepagua, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Inversão de acordes


A inversão do acorde acontece quando a nota mais grave deixa de ser a fundamental e passa a ser a terça, a quinta ou a sétima. Existem outros tipos de inversão em que a nota mais grave não é nenhuma dessas três, eles serão analisados separadamente. As notas do acorde representado pela cifra C (dó maior) são mi e sol(fundamental, terça e quinta); inverter esse acorde significa, basicamente, mudar a ordem para mi, dó e sol (terça, fundamental e quinta), ou sol, dó e mi (quinta, fundamental e terça). 
A tríade  e a tétrade C7M em estado fundamental  e suas inversões
No estado fundamental, eles têm a nota dó no baixo e as demais notas têm ordem variável. C = dó mi sol  ||  C7M = dó mi sol si  
Na primeira inversão, eles têm a nota mi no baixo e as demais notas têm ordem variável. C/E = mi sol dó  ||  C7M/E = mi sol si dó
Na segunda inversão, eles têm a nota sol no baixo e as demais notas têm ordem variável. C/G = sol dó mi  ||  C7M/G = sol si dó mi
A terceira inversão se aplica somente na tétrade com a nota si no baixo e as demais notas têm ordem variável. C7M/B = si dó mi sol. A terceira inversão não existe nos acordes em tríades, pois esses acordes não possuem a sétima nota partindo da fundamental, que é a quarta nota das terças sobrepostas. Somente os acordes em tétradas possuem essa nota com intervalo de sétima. 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Características Sonoras, Aula de Música em sua casa Zona Sul, Jacarepagua, curso de Música em sua casa Zona Sul, Jacarepagua, prof de Música em sua casa Zona Sul, Jacarepagua, (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br



Características Sonoras


Uma fonte sonora produz o som que é resultado de uma série de vibrações, que chega aos nossos ouvidos através do ar na forma de ondas sonoras. A medida usada para calcular a intensidade (volume) do som é o decibel (dB). Os termos: forte e fraco, e suas variações, se referem à intensidade sonora (volume). Uma conversação normal tem medida, entre 60 e 70 dB, e a intensidade no rock pauleira mede 110 dB aproximadamente. Intensidade acima de 120 dB pode causar danos aos tímpanos, inclusive a surdez.
Dinâmica é o nome dado às variações de intensidade na composição musical.  Algumas músicas apresentam variação ou variações de dinâmica, outras mantêm a mesma intensidade do início ao fim. A velocidade das vibrações, geradas pelas fontes, determina a freqüência do som (a altura) que possui uma unidade de medida chamada hertz (Hz).  É usando essa unidade (Hz) que afinamos os instrumentos. Os termos alto e baixo podem se referir a som agudo e grave (altura medida em Hz). Alto ou baixo (volume) se referem à alta ou baixa intensidade do som (dB). Sons com freqüências acima de 20 000 Hz são tão agudos que não podemos ouvi-los e são chamados   sons ultra-sônicos
Cada nota musical possui uma frequência específica. O afinadores eletrônicos demonstram isso com clareza. Timbre é a característica sonora, que nos permite identificar e diferenciar os sons. O timbre torna o som individualmente caracterizado. Densidade sonora é a quantidade de sons simultâneos que ocorrem num ambiente.

Nomenclatura dos Dedos (escola de Música em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Tanque, Curupaiti, Caicó aula de Música em sua casa ou em nossa escola (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br




Nomenclatura dos Dedos


Nomenclatura dos dedos
Dedos da mão esquerda:  p  i  m  a            Respectivamente: Polegar, indicador, médio e anelar. 
Dedos da mão esquerda: 1  2  3  4            Respectivamente: Indicador, médio, anelar e mínimo. 
O dedo mínimo destro não é usado em técnicas convencionais. O dedo polegar canhoto se apóia na parte oposta àquela em que estão as cordas dando força na digitação dos dedos 1, 2, 3 e 4 dessa mesma mão.

Violonista Popular e Erudito (professor de Cavaquinho aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (aula de Cavaquinho aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (curso de Cavaquinho aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Violonista Popular e Erudito

violonista popular toca suas músicas guiado por acordes cifrados, mesmo que ele saiba ler partitura, não estará nela o foco de seus arranjos e composições. Violonistas populares podem adquirir muita técnica, tanto para execução, quanto para composição de peças e arranjos, porém, seus sentidos estão sempre voltados para o bom uso da harmonia cifrada e das técnicas improvisação. Compositores de canções populares têm suas obras analisadas e executadas por cifras; algumas análises mais precisas apresentam a melodia em partitura e a harmonia cifrada.
violonista erudito (clássico), foca todo o seu trabalho na partitura, estudos, composições, arranjos, interpretações, etc., mesmo conhecendo as cifras. Os arranjos para violão clássico apresentam na partitura, além da melodia, a harmonia (acordes) com suas vozes, muitas vezes adaptadas por serem composições originais para piano ou orquestra. 
O Prelúdio nº3, de Heitor Villa-Lobos, é uma peça típica para violonistas erudito, porém ao analisá-la, encontramos em seus primeiros compassos, uma série de movimentos com acordes m7(b5) utilizando toda a extensão do braço do instrumento com as cordas mi, si, sol e ré (1ª, 2ª, 3ª e 4ª); utiliza também, o desenho do acorde B7, sem pestana, formado a partir da primeira casa, se movimentando para a sétima e sexta casa; além de fazer arpejo do acorde F#7 começando na sexta corda, segunda casa (nota fá sustenido), encerrando na primeira corda, décima primeira casa (nota mi), movimento empregado em técnica de improvisação para violão e guitarra.

Postura das Mãos (professor de violão aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (aula de violão aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (curso de violão aula residencial ou na escola em Jacarepagua na Freguesia perto de Curicica, Anil, Tanque e Gardenia Azul (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim aula de musica e método para todo Brasil www.aulademusicaemcasa.com.br

Posicionamento das Mãos
Mão direita:
Os três primeiros desenhos mostram o indicador ferindo a primeira corda, apoiando na segunda, e o polegar ferindo a sexta corda, apoiando na quinta.
Mão esquerda:
Os três últimos desenhos mostram a digitação com extremidade (ponta dos dedos), curvatura da mão e posicionamento do polegar.