skip to main |
skip to sidebar
Dominantes primário e secundários em dó maior
As tríades (acordes de 3 notas) dos tons dó e lá menor são C, Dm, Em, F, G e Am; cada um desses acordes é antecedido por um dominante (acorde de preparação), que pode ser primário ou secundário; o acorde dominante é formado a partir da quinta nota de qualquer acorde do tom (acorde alvo ou resolução). Dominante Primário é o V7 (5º grau) do tom, acorde que prepara a tônica I ou Im e Dominante Secundário é V7 que prepara os demais acordes. Veja os dominantes para os tons Dó maior e Lá menor:
Fonte juarez barcellos
FORMAÇÃO DE ACORDES
Na teoria musical para guitarra, a formação de acordes exerce uma grande influência sobre o aprendizado de outras matérias. Um guitarrista que domine a formação de acordes terá muito mais liberdade ao compor e interpretar, devido à maior variedade de desenhos de acordes disponíveis para uso.
Você sabe que cada casa pressionada no braço da guitarra emite uma determinada nota.
A primeira corda solta é um E, pressionada na casa 1 é um F, pressionada na casa 2 é um F#, etc...
Logo, para fazer um acorde, devemos pressionar as casas correspondentes às notas que aquele acorde utiliza, certo?
Todo acorde (Cm, F#, D7, etc...) é formado por uma tríade (ou tétrade) de notas, sendo a principal delas (a tríade) formada por uma tônica (T), responsável por dar o nome ao acorde (a tônica é necessariamente a nota mais grave do acorde), uma terça (III), que indica se o acorde é maior ou menor e uma quinta (V), que indica se o acorde é dissonante ou consonante.
I grau
|
|
II
|
|
III
|
IV
|
|
V
|
|
VI
|
|
VII
|
VIII
|
Tônica
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Dó
|
Dó #
|
Ré
|
Ré#
|
Mi
|
Fá
|
Fá#
|
Sol
|
Sol#
|
Lá
|
Lá#
|
Si
|
Dó
|
- C
- C# ou Db
- D
- D# ou Eb
- E
- F
- F# ou Gb
- G
- G# ou Ab
- A
- A# ou Bb
- B
- Cm
- C#m ou Dbm
- Dm
- D#m ou Ebm
- Em
- Fm
- F#m ou Gbm
- Gm
- G#m ou Abm
- Am
- A#m ou Bbm
- Bm
(Fonte desconhecida)