Ads 468x60px

Fale Conosco Via Skype. Audio e vídeo

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Acordes maiores e menores para teclado e piano (aula e curso de teclado em Jacarepaguá na Freguesia)(21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM

Acorde maior
C
C# ou Db
D
D# ou Eb
E
F
F# ou Gb
G
G# ou Ab
A
A# ou Bb
B

Acorde menor
Cm
C#m ou Dbm
Dm
D#m ou Ebm
Em
Fm
F#m ou Gbm
Gm
G#m ou Abm
Am
A#m ou Bbm
Bm

(Fonte desconhecida) 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Parabéns ao aluno Gabriel e ao Professor Oseias, gostei muito mesmo. (Aulas, cursos de música residencial em Jacarepaguá na Freguesia rj) (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM

Dedos no teclado (curso de teclado na taquara em jacarepagua na freguesia) (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM

O DEDO 1: Representa o dedo Polegar
O DEDO 2: Representa o dedo Indicador
O DEDO 3: Representa o dedo do Meio
O DEDO 4: Representa o dedo Anular
O DEDO 5: Representa o dedo Mínimo


TERCEIRO PASSO:
  • Montando as Escalas/Numeração dos dedos:

ESCALA DE Dó Maior:
  • Mão Direita: Seguindo a partir do Dó3 (Dó central no Piano/Teclado)
Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó
                           DEDOS:                 1      2     3     1     2      3     4    5


  • Mão Esquerda: Seguindo a partir do Dó2 no Piano/Teclado

Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó
                           DEDOS:     5     4     3     2     1      3     2    1



Toca-se a escala indo e voltando seguindo a numeração correspondente.


ESCALA DE Ré Maior:
  • Mão Direita: 

Ré - Mi - Fá# - Sol - Lá - Si - Dó# - Ré
                          DEDOS:   1     2      3       1     2     3     4      5


  • Mão Esquerda: 

Ré - Mi - Fá# - Sol - Lá - Si - Dó# - Ré
                          DEDOS:   5      4     3       2     1     3     2      1



Toca-se a escala indo e voltando seguindo a numeração correspondente.



ESCALA DE Mi Maior:
  • Mão Direita: 

Mi - Fá# - Sol# - Lá - Si - Dó# - Ré# - Mi
                          DEDOS:  1     2       3       1     2     3       4      5


  • Mão Esquerda: 

Mi - Fá# - Sol# - Lá - Si - Dó# - Ré# - Mi
                          DEDOS:  5      4      3       2     1     3       2      1



Toca-se a escala indo e voltando seguindo a numeração correspondente.



ESCALA DE Fá Maior:
  • Mão Direita: 

Fá - Sol - Lá - Sib - Dó - Ré - Mi - Fá
                          DEDOS:    1      2      3     4     1      2     3     4


  • Mão Esquerda: 

Fá - Sol - Lá - Sib - Dó - Ré - Mi - Fá
                          DEDOS:    5      4      3     2     1     3      2     1



Conforme o exemplo, a escala de Fá Maior, na mão direita não usa-se o dedo 5 (Mínimo)
Toca-se a escala indo e voltando seguindo a numeração correspondente.


ESCALA DE Sol Maior:
  • Mão Direita: 

Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá# - Sol
                          DEDOS:    1      2     3    1     2     3      4       5


  • Mão Esquerda: 

Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá# - Sol
                          DEDOS:    5      4    3     2     1     3      2       1



Toca-se a escala indo e voltando seguindo a numeração correspondente.


ESCALA DE Lá Maior:
  • Mão Direita: 

Lá - Si - Dó# - Ré - Mi - Fá# - Sol# - Lá
                          DEDOS:   1     2     3       1     2     3       4      5


  • Mão Esquerda: 

Lá - Si - Dó# - Ré - Mi - Fá# - Sol# - Lá
                          DEDOS:   5     4     3      2     1      3       2      1



Toca-se a escala indo e voltando seguindo a numeração correspondente.



ESCALA DE Si Maior:
  • Mão Direita: 

Si - Dó# - Ré# - Mi - Fá# - Sol# - Lá# - Si
                         DEDOS:  1      2       3      1     2       3       4      5


  • Mão Esquerda: 

Si - Dó# - Ré# - Mi - Fá# - Sol# - Lá# - Si
                         DEDOS:  4      3      2      1      4       3       2      1



Conforme o exemplo, a escala de Si Maior, na mão esquerda começa no dedo 4 (Anular)
Toca-se a escala indo e voltando seguindo a numeração correspondente.



Bom pessoal, ficamos por aqui.

Lembrando que comecem a praticar os exercícios lentamente e depois podem ir acelerando, mas só quando estiverem bem seguros. Analisem bem direitinho cada Escala.

Até a próxima! Bons estudos!


Segue a PARTE 3http://laispianista.blogspot.com.br/2013/05/aprendendo-tocar-pianoteclado-parte-3.html


Escala diatônica teclado (curso de teclado na taquara em jacarepagua na freguesia) (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM


Escala diatônica teclado ( aula e curso de teclado na freguesia em jacarepagua próximo do gardênia e do anil) (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM


sábado, 15 de junho de 2013

Leitura de Partituras (Teoria) Professor de canto na Freguesia em Jacarepagua rj, Professor de guitarra na Freguesia em Jacarepagua rj, Professor de violãona Freguesia em Jacarepagua rj, Endereço: Av Geremário Dantas n° 1444 sobre-loja. Jacarepaguá, Freguesia, rj (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM


Leitura de Partituras (Teoria)

1.      Notas – Duração e Altura
De acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na seguinte seqüência:
A duração exata do tempo depende da velocidade da música, mas sempre se deve observar a relação: 1 Semibreve = 2 Mínimas, 1 Semínima = 2 Colcheias, etc.
Uma nota ainda pode ser complementada por sinais como:

Na partitura existem cinco linhas e quatro espaços visíveis e mais espaços e linhas suplementares superiores, para notas mais agudas, e inferiores, para notas mais graves.
A posição da nota na partitura, em que linha ou espaço está, define sua altura.
Mas a altura pode ser afetada por um outro símbolo, chamado clave, que vem no inicio da partitura.
As claves mais usadas são:
A altura das notas ainda pode ser altera por sustenidos (#) e  bemóis (b) que, respectivamente, aumentam e diminuem a nota em um semitom e bequadros ()que restauram a nota original, eliminando um sustenido ou bemol anterior.
Sem um bequadro o bemol e o sustenido perdem valor no final de um compasso. A não ser que venham na armadura da clave.
A diferença de tons de uma nota para outra é vista assim:
Dó –Tom- Ré –Tom- Mi –Semitom- Fá –Tom- Sol –Tom- Lá –Tom- Si –Semitom- Dó
Semitom é a menor das diferenças entre duas notas e Tom é a soma de dois Semitons.
2.      Compasso e Armaduras de Clave
Numa partitura após a clave, normalmente, vem escrito o compasso da música que define quanto tempo entra em cada parte da música, que será dividida por travessões. Alguns exemplos podem ser:

Os sustenidos ou bemóis que aparecem diante da clave pertencem a Armadura de Clave. Esses sustenidos e bemóis representam a tonalidade do trecho que segue e não são eliminados pelo fim de compassos, podem ser eliminados durante um compasso por um bequadro.
No caso acima do compasso 6/8, temos uma armadura de clave com bemóis em Si, Mi, Lá e Ré, então toda e qualquer nota correspondente a uma destas, naquele trecho, terá um bemol.
Os sustenidos ou bemóis possuem ordem para aparecer na Armadura: Sustenidos: Fá, Dó, Sol, Lá, Mi, Si, para se achar a tonalidade maior conta-se uma nota depois do ultimo sustenidos da Armadura (Ex: Fá# - Tonalidade Sol); Bemóis: Si, Mi, Lá, Ré, Sol, Dó, Fá, para achar a tonalidade maior conta-se cinco notas antes do ultimo bemol (Ex: Ré bemol – Tonalidade Lá bemol). Esse método só acha a tonalidade maior, mas é possível que o trecho esteja em uma tonalidade menor relativa, e para acha-la conta-se 3 notas antes do tom maior (Ex: Relativa de Dó é Lá menor e de Mi bemol é Dó menor).
Vale lembrar que a ordem das notas é:
Dó – Dó# ou Réb – Ré – Ré# ou Mib – Mi – Fá – Fá# ou Solb – Sol – Sol# ou Láb – Lá – Lá# ou Sib – Si.
Ou, usando notação encontrada em cifras:
C – C# ou Db – D – D# ou Eb – E – F – F# ou Gb – G – G# ou Ab – A – A# ou Bb – B.

FONTE E CRÉDITOS CIFRA.COM.BR

domingo, 9 de junho de 2013

Teoria musical tom e semi tom ( escola de musica em Jacarepagua na Freguesia rj ) Mande um E-mail Entre em contato conosco Endereço: Av Geremário Dantas n° 1444 sobre-loja. Jacarepaguá, Freguesia, rj (21) 99840-6717 VIVO (21) 98940-5593 OI (21) 96623-8182 CLARO (21) 98232-3116 TIM

Complete os espaços, dizendo a distancia entre notas em tons e semitons



C para D = 1 tom



G para D =



E para F =



A para B =



D para F# =



B para C =



F para A =



Bb para G =



C para Ab =



D para A =



F# para E =



A para D =



B para C# =



E para D# =



C para C =



G# para B =

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Teoria Musical - Acordes Tétrades (Estúdio e Escola de música em Jacarepaguá, Freguesia, curso e aula de bateria, violão, guitarra, contra-baixo, teclado, cavaquinho, ukulele ou ukelele e violino) (21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim

Bom, Tétrades como sugere o nome – são acordes de quatro sons. Assim como as tríades que são a sobreposição de terças, as tétrades também respeitam esta idéia e por esta razão podem ser encaradas como uma extensão das tríades, ou seja, são as tríades com sétimas. 


(Estúdio Jacarepaguá, na Freguesia em Jacarepaguá, estúdio para gravação, ensaios, produções áudio-visuais e muito mais. Escola de música na Freguesia em Jacarepaguá, aula de cavaquinho, canto, guitarra, bateria, teclado, violino, ukulele ou ukelele e violão, próximo ao Anil, Gardênia azul, Tanque, Pechincha, Taquara, Rio das pedras, Cidade de deus e Praça seca.)

(21) 99840-6717 vivo (21) 98940-5593 Oi (21) 96623-8182 Claro (21) 98232-3116 Tim

 Email: musicmariano36@gmail.com
 Web: www.afabricademusicos.com.br  Web: www.afabricademusicos.com